Tramita na Câmara dos Deputados projeto de lei complementar do socialista José Reinaldo (PSB-MA) que inclui os empreendimentos do setor de energia elétrica entre as prioridades do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE).
De acordo com a proposta, o financiamento de empreendimentos e projetos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica estará entre as prioridades de aplicação dos recursos do fundo criado para o desenvolvimento social e econômico da região.
Para José Reinaldo, o funcionamento eficiente da estrutura energética do Nordeste é imprescindível para a implantação e viabilização de projetos de iniciativa pública e privada que possam conduzir a região ao crescimento econômico.
“Ao tornar obrigatória a inclusão, entre as prioridades de aplicação de recursos do FDNE, do financiamento de empreendimentos e projetos para o setor, buscamos garantir os recursos para investimentos que contribuirão para o desenvolvimento social e econômico do Nordeste”, justifica o socialista.
De acordo com o boletim Matrizes Elétricas Estaduais, nos últimos 15 anos, o Nordeste brasileiro mostrou a maior taxa média de crescimento ao ano no consumo de energia elétrica per capita residencial, de 3,3%.
Para janeiro deste ano a expectativa é de um crescimento de 9,4% no consumo de energia motivado pelo aumento das temperaturas.
O deputado avalia que os gargalos em infraestrutura são maiores em regiões menos dinâmicas economicamente, como é o caso do Nordeste, e limitam ainda mais as possibilidades de reversão do quadro.
“O equacionamento das questões estruturais é condição obrigatória para o aumento da produção, da produtividade, e para a melhoria qualitativa da oferta de bens e serviços de toda a estrutura produtiva da região”, declara o socialista.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional