
Estudantes no ensino integral do estado de Pernambuco. Foto: Divulgação/Tarciso Augusto/Secretaria de Educação de Pernambuco
Após 16 anos governando o Estado de Pernambuco e priorizando a educação como instrumento de mudança e desenvolvimento na vida das pessoas, o legado que o PSB deixou é a maior rede de ensino em tempo integral do país. É o que aponta o Censo da Educação Básica de 2022, divulgado nesta quinta-feira (9), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
O bom desempenho na educação integral é fruto de um trabalho contínuo iniciado ainda na gestão do ex-governador Eduardo Campos (PSB), em 2007.
Em Pernambuco, 62,5% dos alunos do ensino médio da rede pública estão matriculados em escolas integrais. Isso é bem acima da média nacional de 20,4% e até de Estados mais ricos como Rio Grande do Sul (4,7%) e Paraná (4,4%). Outros Estados nordestinos como a Paraíba (57,8%), Ceará (42,1%) e Sergipe (30,7%) compõem o topo da lista junto com Pernambuco.
Atualmente, ao menos uma escola em cada município pernambucano funciona com o modelo de educação em tempo integral, ou seja, 100% dos municípios pernambucanos estão incluídos nesse sistema, além do Arquipélago de Fernando de Noronha.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações da CBN Recife