O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, participou do encontro de filiados socialistas no Espírito Santo, na manhã deste sábado (2), na Assembleia Legislativa. Na ocasião, foram debatidas as eleições municipais de 2024 e oficializada a pré-candidatura do deputado estadual Tyago Hoffmann a prefeito de Vitória.
O encontro reuniu diversas lideranças socialistas, membros dos diretórios estadual e municipal do partido, deputados e deputadas estaduais, vereadores e vereadoras, secretários de Estado, segmentos organizados, além de dirigentes de outros partidos.
Siqueira ressaltou a importância do PSB capixaba e da candidatura de Hoffmann. “O motivo principal da minha vinda hoje é essa pré-candidatura que me entusiasma. O PSB é um partido forte e com tradição no Espírito Santo. Temos certeza de que, com o trabalho de todos, vamos eleger Tyago Hoffmann prefeito de Vitória”, afirmou.
Ele também destacou a excelente gestão do governador Renato Casagrande (PSB) em seu terceiro mandato no Espírito Santo.
“Hoje, a principal liderança capixaba do PSB é Casagrande, ninguém tem dúvida. Ele é nosso companheiro de Direção Nacional, secretário geral nacional, e eu sempre contei com ele para muitas coisas no partido, sobretudo as mais difíceis. Ele é uma figura fenomenal que está pela terceira vez à frente do governo do Espírito Santo e que, antes disso, tem uma história muito longa: já foi deputado estadual, deputado federal, senador, governador, líder do nosso partido”, disse.
Siqueira afirmou que Casagrande “precisa ir mais longe”, e pediu apoio dos companheiros do PSB no Estado para que ele “saia desse governo muito fortalecido e possa se projetar no plano nacional”.
Siqueira parabenizou a militância capixaba por seu ativismo. “Os militantes acomodados não são muito úteis. Os mais úteis são aqueles que dão trabalho, que cobram, que vestem a camisa, que trazem a bandeira do partido e que, quando veem ela ser desfigurada, não aceitam, protestam, cobram e denunciam”, afirmou.
“São esses os militantes que estão de parabéns. Aqueles que estão na ativa, os proativos, que cobram e que são os que mais contribuem porque o fundamental é o sentido positivo da vida, da militância socialista, da necessidade de saber que está em uma instituição que é fundamental para o desenvolvimento do seu município, do seu Estado e do brasil”, completou.
O presidente do PSB defendeu também o crescimento do partido, se mostrou animado com as eleições de 2024 e citou algumas das candidaturas que o partido lançará no pleito: em São Paulo, com a deputada federal Tabata Amaral; no Recife, com o atual prefeito, João Campos, na disputa à reeleição; em São Luiz, com o deputado federal Duarte Júnior; em Curitiba, com o deputado Luciano Ducci; e em Palmas, com Carlos Amastha.
“Nós precisamos crescer e para crescermos precisamos ter prestígio. Não crescemos tanto na última eleição por conta da polarização e pela mudança na legislação, mas estamos vivos. E, por isso, podemos decidir quem será nosso candidato em Vitória e em todos os demais 77 municípios do Espírito Santo”.
Siqueira disse que está prevista uma reunião da Executiva Nacional em janeiro de 2024 para discutir as alianças que serão feitas com partidos progressistas, primordialmente, em todo o país. “A política do PSB é essa: fazer uma aliança a partir de um programa, a partir de ideias, a partir de prioridades que visam fundamentalmente melhorar a vida da população, toda ela”.
“Estamos nessa preparação de programas, discussão de candidaturas e alianças para enfrentar esse momento excepcional. A democracia não é apenas eleição. Mas a eleição é um dos momentos mais importantes, simbólicos e significativos na vida de um partido. Então todos nós como militantes precisamos estar dispostos a levantar bandeira, ir pra rua, apoiar, vestir a camisa porque isso faz a diferença”, defendeu.
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, enviou sua mensagem em vídeo, por estar participando da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-28), em Dubai. Ele destacou o trabalho feito pelo PSB capixaba e afirmou que todos vão trabalhar juntos para eleger candidatos e “fazer a diferença na vida das pessoas”. “Nosso partido no Espírito Santo tem dado sua contribuição na organização do partido nacionalmente. O partido tem um papel fundamental de sustentar as políticas públicas e ajudar a governar os municípios. Nós temos um governo estadual com resultados, que virou referência à prestação dos serviços públicos para o Brasil e para o mundo”, disse.
Casagrande também ressaltou a importante construção da candidatura à prefeitura de Vitória. “Queremos a força do PSB nas eleições municipais e o PSB tomou a decisão de lançar a candidatura do Tyago Hoffmann em Vitória. O partido coloca o nome dele como uma candidatura importante pra gente fazer um debate, a construção de um projeto para Vitória. Precisamos criar esse vínculo de Vitória com o Brasil e com o Estado do Espírito Santo. Vitória merece isso. Queremos ocupar essa posição audaciosa de colocar o deputado Tyago, que é uma pessoa que temos muita confiança, para poder representar o partido e um projeto para nossa capital”, pontuou.
Tyago Hoffmann, que teve seu nome lançado à prefeitura de Vitória no evento, afirmou que aceita o desafio e que usará “o jeito PSB de governar” para tornar a capital do Espírito Santo protagonista. “Me sinto honrado em fazer parte de um projeto, liderado pelo nosso governador Renato Casagrande, que trabalha incansavelmente para tornar o Espírito Santo um Estado cada vez mais igualitário, onde todos tenham as mesmas oportunidades”, disse.

Foto: PSB-ES
“Nós vamos trabalhar para reconectar Vitória com o desenvolvimento que está acontecendo no Estado graças à gestão do nosso governador Renato Casagrande. Vitória não pode ficar fora disso! Vitória não pode ficar para trás! Vitória tem que ser protagonista do seu desenvolvimento e exemplo para todo o Estado do Espírito Santo, coisa que hoje não vem acontecendo. Vamos trazer Vitória de volta ao lugar que ela nunca deveria ter saído, que é o seu lugar de protagonista com políticas inovadoras, e fazer com que ela seja, de novo, exemplo para todo o Estado e para o Brasil. E o PSB já mostrou que tem capacidade para fazer isso: olha o tanto que estamos fazendo no terceiro mandato do Casagrande”, complementou e citou programas estaduais de destaque do governo estadual.
O presidente estadual do PSB no Espírito Santo, Alberto Gavini, avaliou o evento como um sucesso. “Temos um bom projeto para o Espírito Santo e um time de candidatos qualificados. Vamos trabalhar para eleger nossos candidatos e construir um futuro melhor para o nosso Estado”, disse.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional