Em carta enviada a todos os parlamentares, a Bancada do PSB formalizou nesta quinta-feira (20) a candidatura de Júlio Delgado (MG) à presidência da Câmara dos Deputados, cuja eleição será realizada no dia 4 de fevereiro de 2013. O documento reforça a posição do partido em favor da renovação e da maior participação dos deputados e deputadas nas decisões internas da Casa.
Leia a íntegra da carta:
Uma Câmara pra valer
Respeitando e ouvindo você
Nós, deputados e deputadas da bancada do PSB, estamos apresentando a candidatura do companheiro Júlio Delgado à presidência da Câmara.
Nosso compromisso é com a renovação das práticas políticas, buscando maior sintonia com a maioria dos deputados e com a sociedade. Avaliamos que uma candidatura única impede o debate interno e impõe a manutenção de um modelo de gestão já esgotado.
São recorrentes as cobranças da sociedade por uma instituição independente, séria, dinâmica, ética e eficiente. Só iremos resgatar a imagem da Câmara e devolver o seu protagonismo se tivermos a coragem de olhar para dentro, reconhecer e enfrentar nossos próprios defeitos.
O centralismo de decisões marginaliza e rotula. Empobrece o debate e aniquila a democracia. Temos que garantir que haja espaço para todos e todas.
O objetivo da candidatura de Júlio é vocalizar o sentimento da Casa, que clama por inovação, participação e valorização. Mudanças de comportamento, de atitudes e da atuação parlamentar são urgentes. Neste momento, pedimos aos colegas que, de coração aberto, reflitam e escolham o candidato que tem compromissos efetivos com essas mudanças, com o novo.
Somos iguais, temos os mesmos direitos, as mesmas necessidades e aspirações. Vamos falar de igual para igual com nossos pares.
Esta é a nossa disposição: estamos prontos para o diálogo. Todas as sugestões e críticas serão bem recebidas.
Nosso fraterno abraço!