
“Temos projeto político para 2018 no Pará e queremos incentivar que a nova direção possa dar um impulso maior à organização partidária e definir metas claras”, afirmou Carlos Siqueira durante a inauguração. Foto: Humberto Pradera
O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, participou nesta segunda-feira, 29, da inauguração da nova sede do partido em Belém.
No Estado, o partido é presidido pelo deputado estadual Cássio Andrade e tem como vice o deputado Sidney Rosa. No evento, Siqueira defendeu a candidatura de Sidney ao governo do Estado e a eleição de Andrade à Câmara dos Deputados.
“Sinto que no Pará, como no país, a sociedade quer renovação na política. Temos projeto político para 2018 aqui e queremos incentivar que a nova direção possa dar um impulso maior à organização partidária e definir metas claras, o que sabemos, será realizado”, afirmou.
Participaram da inauguração da sede dirigentes estaduais e municipais, o vice-prefeito da capital, Orlando Reis, os prefeitos José Caetano, de Vitória do Xingu, e Edilma Alves, de Garrafão do Norte, o presidente municipal do partido, vereador Gleisson Oliveira, o vereador Igor Andrade, além de representantes de outros partidos, como o presidente da Assembleia Legislativa, Márcio Miranda.
Crise nacional e renúncia
Em uma análise da atual situação do país, Carlos Siqueira classificou o quadro nacional como “profundamente negativo”.
As denúncias recentes que atingem o presidente e pelo menos oito ministros de seu governo, na opinião do socialista, aprofundaram a crise e, por sua gravidade, precisam ser apuradas. Disse que, em razão das denúncias, a Executiva Nacional do PSB decidiu sugerir a renúncia do presidente.
“Embora seja uma questão personalíssima, se renuncia ou não, isso facilitaria chegar uma solução mais rápida pra que a crise não se aprofunde mais ainda. Mas seria necessário esse gesto de dignidade que não temos até o momento”, afirmou.
Para Siqueira, as acusações contra Temer, se confirmadas, não têm precedente na história republicana. “Nunca tivemos um precedente tão grave, porque apoiamos o impeachment de uma presidente que era acusada, apenas, por não ter respeitado a lei orçamentária, e agora se fazem denúncias que, se verdadeiras, realmente são de uma gravidade como nunca vimos antes, em toda a história política republicana do nosso país”, avaliou.
O socialista aponta a crise social, com mais de 14 milhões de desempregados, e a crise institucional, provocada por denúncias graves de corrupção contra líderes do Congresso Nacional, além da recessão econômica que se repete pelo terceiro ano, para defender “providências rápidas pra que o país não entre numa crise ainda mais profunda”.

Em seu discurso, o deputado estadual e presidente do PSB-Pará, Cássio Andrade, destacou o investimento realizado na nova sede e a formação de uma equipe de profissionais capacitados para apoiar as atividades partidárias. Foto: Humberto Pradera
Renovação e crescimento
Em seu discurso, o presidente estadual do PSB, Cássio Andrade, lembrou de sua trajetória no partido, onde começou como estagiário da área jurídica, elegendo-se o vereador mais jovem da capital paraense, em 2004, e deputado estadual. “Chegar hoje a presidente estadual do partido, lembrar da nossa caminhada, de tudo aquilo que nós construímos, das amizades que fizemos, é motivo de alegria”, disse.
Andrade afirmou que o momento é de renovação e crescimento do partido e que exige mais diálogo com as pessoas. “O PSB é um partido de base, que faz a discussão política e da formação política, não só nas eleições, mas que tem um trabalho que vai muito além delas, de conscientização dos nossos eleitores. É a mensagem que a gente sempre leva aos quatro cantos do Pará”, disse o presidente, que já promoveu dez encontros regionais.
Ele destacou o investimento realizado na nova sede, a formação de uma equipe de profissionais capacitados para apoiar as atividades partidárias e projetos como a digitalização dos arquivos históricos do partido.
Figuras históricas
Andrade reafirmou a importância da história e do compromisso do PSB com as lutas dos trabalhadores no Pará e de figuras que marcaram o legado do partido. Lembrou do deputado estadual João Carlos Batista, assassinado em 1988 por pistoleiros, do professor Orlando Bordallo, primeiro filiado do partido no Estado, e de Ademir Andrade, seu pai e um dos grandes nomes do PSB, que foi vereador, deputado estadual e federal, e ainda senador.
“Muito do que o partido é hoje, inclusive no interior do Estado do Pará, é fruto da construção dele (Ademir Andrade). Em tempos difíceis, de violência, ameaças, o nosso ex-presidente estava lá, mesmo sendo ameaçado de morte inúmeras vezes. Com certeza, todos nós carregamos a história dele e o seu legado”, disse.
Resgate da política
Sobre a crescente descrença da população com a política, Cássio Andrade defendeu a necessidade de reação em defesa dos partidos e da própria atividade política. “No momento atual, de descrédito da sociedade, mais do que nunca, nós temos que resgatar a imagem dos partidos, muito mal vista pela sociedade. Os partidos são importantes, sim, são importantes para manter a democracia do país”, sustentou.
“O que está no caminho errado não são os partidos, são as más pessoas que ocupam os espaços na política pela ausência dos cidadãos de bem”.
Atualmente, o PSB está presente em 144 municípios do Estado, com 84 vereadores, 11 vice-prefeitos – inclusive o da capital -, dois prefeitos, e participação na gestão de mais de 80 cidades.
Confira as fotos da inauguração da nova sede do PSB-Pará:
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional