O Partido Socialista Brasileiro (PSB) do Espírito Santo lançou, no último sábado (31), 21 pré-candidaturas a prefeito na região Sul do Estado, durante Seminário Regional do Partido em Cachoeiro de Itapemirim. Com a participação de mais de 200 dirigentes, militantes e lideranças socialistas, o evento contou com a presença dos prefeitos socialistas: Nicolau Speridião de Muqui, José Guilherme de Alegre e Delson de Oliveira de Muniz freire, além dos representantes da executiva regional do PSB, Carlos Rafael, Paulo Menegueli e Juarez Vieira.
Na abertura do seminário, o presidente estadual do PSB Macaciel Breda, falou sobre a importância da preparação dos pré-candidatos para as eleições municipais. “Este evento tem um papel fundamental na formação e preparação do partido e seus pré-candidatos que irão disputar as eleições de 2012. Vamos discutir as melhores estratégias de fortalecimento de nossos quadros em cada cidade. Hoje temos apresentadas 21 pré-candidaturas majoritárias no Sul”, afirmou.
O presidente alertou sobre a necessidade de maior movimentação dos dirigentes municipais socialistas. “Agora temos que intensificar as conversas com todos os partidos, com o objetivo de construir melhores condições de disputa, avaliando sempre com critério cada possibilidade. O PSB vai estar sempre com vocês”, destacou Macaciel. Outra meta estabelecida pelo partido é eleger pelo menos um vereador, em cada município do Estado.
O prefeito de Alegre, José Guilherme aprovou a iniciativa da direção estadual do partido. “Parabenizou a nossa regional pela realização do Seminário, que é muito importante para a preparação das nossas lideranças. Isso demostra união, integração partidária e soma para o nosso fortalecimento”.
O secretario de estadual de planejamento, Guilherme Pereira (PSB), explanou sobre a formulação de políticas públicas e planos de governo. “É fundamental identificar os interesses da sociedade, debatendo os problemas e as potencialidades locais. Na formulação de um plano de governo não devemos esquecer de estabelecer os objetivos e prazo”. Segundo Guilherme, para promover o desenvolvimento dos municípios, é necessário estabelecer o equilíbrio fiscal, implantar um sistema de gestão do plano voltado para resultados e ter responsabilidade ambiental nas ações.
O advogado, Kayo Ribeiro falou sobre a legislação eleitoral e as regras jurídicas para as eleições deste ano. “Temos que atentar para os prazos de desincompatibilização e há necessidade de a abertura de conta eleitoral do partido”, explicou Ribeiro. Os participantes tiveram oportunidade de esclarecer duvidas e sugerir ações partidárias.
Além da região Sul, o PSB irá realizar também seminários na região Norte, no município de Nova Venécia e na região metropolitana da Grande Vitória, na cidade da Serra.