
Foto: Wesley D’Almeida
O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, participou do lançamento oficial da pré-candidatura do deputado federal socialista Danilo Cabral ao governo de Pernambuco, na tarde desta segunda-feira (21), em uma solenidade realizada no Recife e transmitida on-line pelas redes sociais.
Danilo foi escolhido como o candidato da Frente Popular de Pernambuco, formada ainda pelo PT, PCdoB, MDB, PSD, PP, PDT, Rede, PV, PROS, Republicanos, Solidariedade e Avante.
Presente ao ato, Siqueira celebrou a escolha do nome de Danilo Cabral como sucessor do governador Paulo Câmara e destacou que a trajetória política dele é “muitíssimo respeitável e coerente” e que “ele sempre esteve à altura do nosso partido” seja no exercício dos seus mandatos desde vereador, deputado estadual e três vezes deputado federal, exercendo a liderança da bancada do PSB na Câmara dos Deputados em 2021.
Para o presidente socialista, a união dos partidos da Frente Popular em torno da candidatura de Danilo é uma tradição de várias décadas. “Eu acho que essa escolha foi muito boa, mas ela não representa apenas sua história pessoal. Ela representa a história de uma frente política que remonta à década de 60, construída por Miguel Arraes, Eduardo Campos, Pelópidas Silveira e tantos outros”, disse.
“Essa união vai mudar não apenas Pernambuco, mas vai mudar o Brasil, vai recuperar a plenitude democrática, vai realizar políticas públicas capazes de reverter o gravíssimo quadro social, econômico e político que vive nosso país. Será a frente da vitória, da retomada, do ‘Fora, Bolsonaro!’, de Lula, de Danilo”, pontuou Carlos Siqueira.

Foto: Wesley D’Almeida
O evento contou com a presença de diversas lideranças socialistas como o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, o prefeito do Recife, João Campos, e o seu antecessor Geraldo Júlio, o presidente estadual do PSB-PE, Sileno Guedes, os deputados federais Felipe Carreras (PE), Marcelo Freixo (RJ), Milton Coelho (PE), Tadeu Alencar (PE) e Gonzaga Patriota (PE), além de prefeitos, deputados estaduais, vereadores e militantes. Representantes dos partidos que compõem a Frente Popular também participaram do ato.
O pré-candidato ao governo do Estado, deputado Danilo Cabral (PSB-PE), resumiu sua trajetória no PSB, iniciada há 32 anos, agradeceu a Paulo Câmara o trabalho que desempenha em Pernambuco e fez uma breve análise do cenário político nacional no Estado e no país.
“Vamos iniciar a caminhada mais dura já vivida pela Frente Popular. O conjunto de crises que se abateu pelo mundo, se deu de maneira mais perversa no Brasil, a crise sanitária que já levou mais de 600 mil vidas, a crise econômica que estagnou o Brasil e trouxe de volta a inflação que está sendo sentida pelos mais pobres, e pra completar o cenário, temos o pior presidente da história do país na condução dessa crise, um irresponsável, que não para de ampliar a crise, de atacar a democracia, as instituições, a população, a imprensa, ao povo nordestino, esse é o momento que estamos vivendo, de desmonte do Estado Brasileiro”, disse.
Para Danilo, o momento é de desafio e, apesar do Estado ter perdido muito com o preconceito do governo Bolsonaro contra os nordestinos, “Paulo foi a pessoa certa, na hora certa para Pernambuco e seu governo é a melhor opção para dar continuidade a esse trabalho”.
“Brasil e Pernambuco precisam se reencontrar. Pernambuco teve o privilégio de, no meio desse conjunto de crises, ter Paulo Câmara cuidando do Estado. A partir de Pernambuco, estamos dando o exemplo para que o Brasil siga esse caminho. Vamos devolver ao brasileiro, que sente falta de Lula por tudo o que representou e representa, um conjunto de ações e políticas implantadas e que hoje estão jogadas com esse descaso de governo”.
O atual governador de Pernambuco, Paulo Câmara, relembrou que há cerca de 8 anos estava sendo apresentado como pré-candidato ao governo do Estado por Eduardo Campos. “Nós sabemos a responsabilidade que recebemos a partir daquela apresentação, a responsabilidade que está sendo governar por mais de 7 anos”, afirmou.
Pernambuco apresentou a segunda menor taxa de mortalidade de Covid-19 do país e começou 2022 mantendo esse patamar. O governador abordou a importância de dar continuidade ao trabalho que vem sendo desempenhado.

Foto: Wesley D’Almeida
“Precisamos saber que as políticas públicas precisam ter continuidade, precisam ter planejamento e ser executadas da forma correta. Tivemos muitos desafios no nosso governo, mas conseguimos fazer com que as políticas públicas chegassem a todos e tivemos em 2021 a menor taxa de homicídios na história do Pacto pela Vida”, analisou.
Câmara também frisou que o que reúne a Frente Popular não é conveniência, e sim consciência que o Estado precisa caminhar. “Os grandes gestos dos políticos que compõem a Frente hoje são gestos que ficam na história. Danilo tem currículo, mas também tem potencial, responsabilidade social e precisamos muito dessa união de virtudes, isso vale também para o contexto nacional. Eu não tive a oportunidade de governar com Lula presidente, mas Danilo vai ter. Brasil e Pernambuco juntos, vamos trabalhar muito, os que nos antecederam estão muito felizes por nossa escolha”, finalizou.
O prefeito do Recife, João Campos, afirmou que conhece a atuação de Danilo Cabral de longa data e, recentemente, como líder da bancada socialista na Câmara dos Deputados. Para ele, o lançamento da candidatura é importante para quem acredita que a política tem o poder de fazer transformações no momento difícil pelo qual passa o país.
“Danilo, sua marca é sempre ter uma atuação enérgica e nunca fazer nada pela metade. Tenho certeza de que essa será mais uma oportunidade da gente ver sua dedicação e sua condução à frente do nosso Estado. Num momento como esse, a solução não é trivial, o caminho não é simples para um momento tão complexo que o Brasil vive. E, mais uma vez, Pernambuco tem o compromisso de ser um Estado politizado, com altivez, que mostrará ao Brasil o poder que tem de construir a unidade das forças populares em torno da preservação dos direitos de quem mais precisa no nosso país”, afirmou.
Perfil Danilo Cabral
Natural do município de Surubim, no Agreste de Pernambuco, Danilo Cabral tem 54 anos e é formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com especialização em Direito Administrativo (UFPE) e em Administração Pública (UPE).
Filiado ao PSB desde 1990, é auditor concursado do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE). Ao longo de sua vida profissional, ocupou vários cargos públicos, entre eles o de diretor administrativo-financeiro da Secretaria de Governo do Estado, diretor de administração geral da Secretaria da Fazenda de Pernambuco e assessor do então secretário e governador Eduardo Campos (PSB). Assumiu também a diretoria geral do TCE-PE. Foi ainda secretário de Administração do Recife, vereador e coordenador de campanha vitoriosa que elegeu Campos ao Governo de Pernambuco. Em 2007, assumiu a Secretaria de Educação do Estado, realizando um trabalho reconhecido pela população pernambucana.
Em 2010, foi eleito deputado federal. Entre 2012 e 2014, se licenciou do mandato para exercer o cargo de secretário das Cidades na gestão do ex-governador Eduardo Campos. Em 2015, licenciou-se novamente para ser secretário de Planejamento e Gestão, na gestão de Paulo Câmara (PSB). Reassumiu o cargo de deputado federal em maio de 2016. No ano passado, Danilo Cabral atuou como líder do PSB na Câmara dos Deputados durante seu terceiro mandato.
Confira a galeria de fotos do ato de lançamento da pré-candidatura de Danilo Cabral ao Governo de Pernambuco:
Assista a íntegra do evento abaixo:
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional