O Partido Socialista Brasileiro (PSB) realiza nesta sexta-feira (10) a terceira oficina do Planejamento Estratégico para o período de 2015 a 2018. O evento, destinado aos intelectuais e especialistas filiados ou simpatizantes do PSB, será realizado na sede da Fundação João Mangabeira (FJM), em Brasília, das 8h30 às 18h.
Os trabalhos da oficina, que contarão com a contribuição de personagens como o senador Fausto Guilherme Longo – membro do Parlamento Europeu, professora Aspásia Camargo (PSB-RJ) – socióloga e ambientalista, ex-deputado Alfredo Syrkis – jornalista e escritor, o sociólogo César Callegari, entre outros, terão como tema principal os desafios estratégicos para o desenvolvimento do Brasil.
Para facilitar os trabalhos, foram produzidos dois documentos que tematizam a trajetória do PSB enquanto instituição partidária; e os ganhos e perdas sociais, econômicas e políticas desde a Constituição Federal de 1988.
1 – O PSB e sua historia – O Partido, sua trajetória política, seu progressivo crescimento eleitoral. Quem somos e o que queremos ser.
2 – O Estado democrático, as políticas públicas e os desafios do PSB.
“É de fundamental importância a leitura qualificada, crítica e propositiva dos avanços e insuficiências que caracterizam o atual período democrático. Neste sentido, devemos superar o senso comum e pensar, no âmbito do Planejamento Estratégico, sobre os limites que as políticas públicas encontram nos últimos governos, para que então possamos definir linhas de ações que promovam o desenvolvimento e minorem os grandes passivos sociais que enfrentamos”, afirmou o presidente Nacional do PSB, Carlos Siqueira.
II Planejamento Estratégico 2015 -2018
O Planejamento estratégico do PSB começou a ser discutido no dia 20 de março. Ao todo serão cinco grupos que participarão das oficinas:
20/03 – (Realizada) Composta por 34 deputados federais, seis senadores, três governadores de Estado e 29 membros da Executiva do Diretório Nacional;
26/03 – (Realizada) Composta pelos 27 presidentes dos Diretórios Estaduais do PSB;
10/04 – Composta por intelectuais e especialistas filiados e/ou simpatizantes do PSB;
24/04 – Composta por intelectuais e especialistas independentes sem vínculo com partidos políticos e dispostos a colaborar com o debate em torno do planejamento estratégico;
08/05 – Composta por cinco representantes de cada Segmento Social do PSB – Juventude, Negritude, Sindicalismo, Mulheres, Popular e LGBT.
História
Este é o segundo Planejamento Estratégico do Partido Socialista Brasileiro. Há quatro anos a Executiva Nacional, promoveu, com Eduardo Campos na presidência, o projeto seguido entre 2010 e 2014. “Todas as solicitações ali apresentadas foram alcançadas com êxito pelo PSB, exceto a continuidade da candidatura de Eduardo como presidente do Brasil”, explicou Carlos Siqueira.
Serviço
Primeira Oficina do Planejamento Estratégico do PSB – 2015-2018
Data: 10/04/2015
Horário: 8h30 às 18h
Local: Sede da Fundação João Mangabeira
Endereço: SHIS QI. 05 – Conjunto 2 – Casa 2 – Lago Sul, Brasília-DF