
Foto: Chico Ferreira/Liderança do PSB na Câmara
O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira (PSB), assinou a ficha de filiação dos senadores Flávio Arns, Jorge Kajuru e Chico Rodrigues em cerimônia na manhã desta terça-feira (31), na sede do partido, em Brasília.
Estiveram presentes o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), os ministros Márcio França e Flávio Dino, deputados e deputadas federais e estaduais socialistas, secretários e secretárias dos segmentos do PSB (Mulheres, Negritude, Movimento Popular e Juventude), autoridades e lideranças de outros partidos, como o líder do governo no Senado, Jaques Wagner.
Após o ato de filiação, os senadores assinaram uma carta em apoio à reeleição do senador Rodrigo Pacheco ao comando da Casa.
Na véspera de tomarem posse no Senado Federal, o PSB recebe o reforço de mais três parlamentares que vão compor a base socialista na Casa Alta. A bancada contará ainda com a senadora Ana Paula Lobato, do Maranhão, que assumirá o mandato com a saída de Flávio Dino (PSB) para o Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Após entregar aos parlamentares filiados o novo programa do PSB, aprovado há um ano no Congresso Constituinte da Autorreforma, Carlos Siqueira destacou que os senadores ingressam no partido para unir forças e ajudar o governo Lula-Alckmin, no momento mais desafiador da história da democracia no país. “Nesse momento temos que esquecer divergências e unir aquilo que é essencial. E como disse o presidente Lula, essencial é a democracia, e democracia sempre”, afirmou.
“Esse é o ideal do nosso partido, que nasceu exatamente discordando do setor da esquerda que defendia o sistema autoritário. Nascemos sob o signo da democracia e do socialismo e liberdade. Portanto, nós temos que honrar esse signo, honrar esse programa, procurando, como o senador Arns lembrou bem, e está no nosso programa, alcançar esse índice da felicidade. Porque o maior objetivo do ser humano é ser feliz. E não se pode ser feliz sendo miserável, não se pode ser feliz sem ter as coisas essenciais que a humanidade precisa”, destacou o presidente do PSB.
Em sua saudação, o vice-presidente da República e vice-presidente de Relações Governamentais do partido, Geraldo Alckmin, exaltou a trajetória política de cada senador filiado e disse estar feliz por ver ingressar, nas fileiras do PSB, parlamentares que representam tão bem as regiões Sul, Centro-Oeste e Norte no Congresso Nacional. “O Brasil precisa de bons partidos. Um partido se faz com programa, com bandeiras, e o PSB as têm de mão cheia”, afirmou.
Em seu discurso, Arns agradeceu a acolhida e disse estar muito feliz de ingressar no PSB. Para ele, além do respeito que tem pela história do partido e pelas amizades, ingressou nas fileiras socialistas pensando no desafio que terá junto com a bancada, com o governo federal e com todos os setores da sociedade de concretizar a real felicidade.
“Nós precisamos ter força, voz, união, ideias e ideais claros para que a população se sinta refletida nesse partido político. O Alckmin lembrou que o grande ideal a ser buscado é a felicidade, e é verdade. O que a gente quer para o povo é que ele seja feliz. E quando perguntamos para o povo o que é ser feliz, ele vai dizer que é aquilo que está na nossa Constituição, que é ter casa, comida, educação, saúde, assistência, oportunidades na vida. Nós estamos aqui juntos, animados, felizes com o compromisso de transformar direitos em realidade e a partir do nosso trabalho pensarmos o Brasil muito melhor”, afirmou.
Ao receber um pin do PSB, Kajuru afirmou que colocá-lo significava receber, como um homem público, um atestado de idoneidade por estar num partido que conta com a ética de Carlos Siqueira e com a coragem e o preparo de Geraldo Alckmin.
“O PSB me ensinou o que é ter amigos. Mesmo quando eu deixei o partido, recebi o telefonema de todos com o maior carinho e consideração. Muitos deles, inclusive, disseram que eu voltaria. Eu amo o PSB de amor e termino oferecendo a esse partido e todos os seus integrantes uma composição que entreguei a Ivan Lins que diz ‘se teu seio for maior que ti, alonga suas asas, esgarça os seus medos, amplia o teu mundo, dimensiona o infinito e parte em busca da estrela. Voa alto, voa longe, voa livre, voa PSB!”, declamou.
Rodrigues destacou que retorna ao PSB com alegria, pois em 2014 fez parte da bancada socialista a convite do ex-presidente do PSB Eduardo Campos. “Hoje, me encontro aqui nesse auditório seleto, com pessoas tão importantes que fizeram e fazem a história do partido, diante de um novo desafio. E estamos alinhados com as necessidades do país. Não poderia deixar de citar uma frase emblemática que foi empunhada pelo saudoso amigo Eduardo Campos que dizia ‘estamos num caminho que já deu o que tinha que dar, é hora de dar um salto adiante'”, finalizou.
A suplente Ana Paula Lobato (MA), que assume nesta quarta-feira (1º) a vaga de Flávio Dino (MA) no Senado, disse que o PSB se fortalece na Casa para trabalhar em prol do povo brasileiro e ajudar Lula a governar o país. “Aumentamos a bancada, estamos mais fortes, e trabalharemos em prol do povo brasileiro. Estaremos lá, ajudando o presidente Lula, que defende as causas que nós acreditamos. Estarei lá defendendo também as nossas mulheres, as mulheres do Brasil. Estarei trabalhando também pela minha classe, que é a classe da enfermagem”, ressaltou.
Assessoria de Comunicação/PSB nacional