O Partido Socialista Brasileiro do Rio de Janeiro (PSB/RJ) e a Secretária Estadual de Mulheres Socialistas realizarão, na próxima quarta-feira (30), a premiação Zuzu Angel. O prêmio é uma homenagem às mulheres brasileiras. “Em sintonia com o sentimento de todos os nossos militantes, decidimos homenagear as mulheres que, com amor e coragem, lutam pelo desenvolvimento nacional, justiça social e liberdade”, explicou a secretária das mulheres do PSB do Rio de janeiro, Regina Flores.
Zuzu Angel é símbolo contemporâneo da coragem da mulher brasileira, na luta contra a repressão e a ditadura militar. Quando denunciava a tortura e o assassinato de seu filho, Zuzu falava em nome de todas as mães brasileiras, com a força de Barbara de Alencar e o amor de Ana Neri. Por esse motivo a escolha de seu nome para o prêmio.
Em sua primeira versão, o Prêmio Zuzu Angel, que passará a ser anual, será concedido in memoriam à sua patrona, na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), sediada no Palácio Tiradentes, à Rua Dom Manoel s/n – Centro. A cerimônia terá início às 18h30.
Após a solenidade, os presentes serão convidados a acenderem velas como lembrança dos que tombaram na luta pela redemocratização. O ato ocorrerá nas escadarias do Palácio Tiradentes, aos pés da estátua do Inconfidente.