O Presidente Regional do Partido Socialista Brasileiro (PSB/RJ), deputado federal Glauber Braga, protocolou na manhã desta quinta-feira (25/9), um requerimento ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RJ), solicitando autorização para que um dos peritos mais conceituados do Brasil, Ricardo de Molina Figueiredo, possa executar, sem ônus para o Tribunal, perícias no processo eleitoral por urnas eletrônicas durante o período que antecede e sucede a votação. O procedimento poderá ser por amostragem e tem o objetivo de auxiliar o trabalho do TRE/RJ, conferindo mais segurança e afastando a possibilidade de dúvidas ou suspeições sobre a confiabilidade dos resultados finais do pleito.
A iniciativa do PSB/RJ foi motivada pela preocupação do partido com as reiteradas notícias sobre casos suspeitos de fraudes em municípios de vários estados. Segundo o Presidente Regional do partido, instituições públicas de renome – como universidades e seções do Ministério Público – já realizaram debates e pedidos de verificação a partir de denúncias. No Rio de Janeiro, o caso mais notório foi o do hacker “Rangel” (nome fictício), que em 2012 declarou às autoridades ter participado de um esquema para fraudar a contabilização de votos do município de Saquarema.
Além de a possibilidade de fraude ter sido assunto da imprensa nacional em diversas oportunidades, o próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE) chegou a admitir recentemente que o sistema eletrônico não é totalmente seguro – em reportagem do portal UOL. “Queremos auxiliar o TRE a vacinar não apenas a possibilidade de fraudes, mas também eventuais suspeitas da sociedade que podem gerar descrédito das instituições envolvidas e, em última instância, insegurança jurídica e protestos de todo tipo”, explicou o deputado Glauber Braga. Para ele, “Ricardo Molina, que dispensa apresentações pelo seu histórico como perito, pode ajudar muito nesse processo, e sem causar ônus ou dúvidas sobre competência técnica do trabalho. “Tenho certeza que o TRE e todos nós, eleitores, só temos a ganhar com isso”.