A liderança do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) anunciou nesta quarta-feira (17), apoio oficial à candidatura do deputado Júlio Delgado (PSB-MG) para presidente da Câmara. Representantes do novo Bloco da Esquerda Democrática reforçaram o anúncio dessa aliança, que na opinião do líder Beto Albuquerque (PSB-RS), vai promover as mudanças necessárias para que o Parlamento não sucumba à chantagem, à conversa e aos cargos de governo.
"Estamos honrados em receber a companhia do PSDB. Respeitamos muito as outras candidaturas, entretanto apresentamos um sentimento que no segundo turno das Eleições propugnou por um Brasil decente e melhor. Em 2015, precisamos de uma Câmara que fique de pé diante da crise econômica e do baixo crescimento, das ameaças aos empregos e da corrupção, que precisa ser passada a limpo", disse Beto.
O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, também expressou sua gratidão pelo apoio dos tucanos e citou o nome do saudoso Eduardo Campos. "Posso dizer, com a mais absoluta segurança, que se meu antecessor estivesse aqui, o eterno companheiro Eduardo Campos diria que precisamos de uma Câmara altiva, autônoma e capaz de seguir rigorosamente as prerrogativas constitucionais atribuídos a este poder tão importante da República, e sobretudo, a essa casa que representa a população brasileira", resumiu.
Siqueira ainda comparou este anúncio partidário a um grande acontecimento, ocorrido hoje, no cenário mundial. "O reatamento das relações diplomáticas entre Cuba e os Estados Unidos me deixou extremamente feliz. Esse entulho do passado já não existe e esperamos que esse fato vá ainda mais além, com o encerramento do embargo econômico entre estes países. Inspirados nesse fato histórico, nós esperamos que a relação com os Tucanos se estreite ainda mais".
Independência do Parlamento – Reforçando o discurso do presidente de sua Legenda, o socialista Júlio Delgado agradeceu aos amigos que tem nesta Casa e definiu como feliz coincidência o apoio do PSDB à sua candidatura e a reaproximação entre Cuba e EUA. "Nesta importante data, o PSDB nos traz a musculatura pra que a gente avance nesse bloco, que foi constituído em cima de um trabalho liderado por Beto Albuquerque, um dos melhores parlamentares e mais brilhantes homens públicos, que está deixando esta Casa e fará muita falta com seu prestígio".
Com o objetivo de defender a altivez e a independência do parlamento, Delgado assumiu uma postura diferente, respeitando os outros candidatos. "Aqueles que sabem dessa normalidade de convivência da Casa, com relações subordinadas a outros poderes, aviso que conosco não haverá isso. Quem quer manter esta Casa de acordo com os anseios da sociedade, agora pode fazer diferente. Vocês terão a opção de me colocar a frente desse grupo que está aqui hoje. Nós não vamos desistir do parlamento", encerrou Júlio.
O líder do PSDB, deputado Antônio Imbassahy (BA), afirmou que esta aliança era absolutamente natural e prevista. "Vínhamos caminhando juntos há algum tempo, e mais recentemente, estamos trabalhando nesta Casa de uma forma orquestrada no sentido de ações e defesa de projetos. Queremos o melhor e identificamos no deputado Júlio todas as credenciais e atributos pessoais para, se for eleito, ser o grande presidente que vai defender essas prerrogativas constitucionais e ter uma relação equilibrada com executivo e judiciário, e rechaçar qualquer inciativa antidemocrática", afirmou Imbassahy.