O deputado federal Júlio Delgado (MG) é o novo líder do Partido Socialista Brasileiro (PSB) na Câmara dos Deputados. Aos 48 anos de idade e prestes a iniciar seu quinto mandato consecutivo em Brasília, o parlamentar assume, nesta quarta-feira (17), o cargo em substituição ao deputado gaúcho Beto Albuquerque, que conduziu o colegiado no biênio 2013/2014.
Em pronunciamento no Plenário Ulysses Guimarães, Delgado fez questão de agradecer a Beto – que não voltará à Câmara em 2015, por ter disputado a vaga de vice-presidente na chapa socialista com Marina Silva – por seu empenho à frente da Bancada. “Você nos deixa um legado e deixa para todo esse parlamento a perda de um dos melhores parlamentares que já passou por esta Casa, pela sua postura, pela sua compostura, pela sua coragem, por seu exemplo”.
O parlamentar mineiro assume a Bancada juntamente com a tarefa de disputar a eleição para presidir a Câmara dos Deputados nos anos de 2016 e 2017. Para tanto, já conta com o apoio do PSDB, PPS e PV. Júlio foi candidato ao cargo em 2012, ocasião em que foi o segundo mais votado, com 165 votos.
“Quero agradecer ao PSDB, ao PPS, o PV por este desafio que enfrentaremos mais uma vez”, ressaltou.
PERFIL – Júlio César Delgado nasceu em Juiz de Fora. Filho de Aloysa Rosa Delgado e Raimundo Tarcísio Delgado – político com passagens pela Assembleia Legislativa, Congresso Nacional e por três vezes prefeito de Juiz de Fora –, iniciou sua trajetória profissional e política seguindo os passos vitoriosos de seu pai.
Membro do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados, foi convidado para presidir, em 2005, o mais importante processo de cassação de direitos políticos da história do Conselho. Ao longo de 11 meses, Júlio Delgado investigou o esquema de corrupção que envolvia políticos e empresários, elaborando um relatório que culminou na cassação por quebra de decoro parlamentar do ex-deputado federal José Dirceu e que serviu de base para o Procurador Geral da República denunciar 40 pessoas por crimes como corrupção, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, entre outros. Mais recentemente, em 2014, foi relator no Conselho de Ética do parecer que culminou na cassação de André Vargas.
Júlio Delgado foi, ainda, 4º Secretário da Câmara dos Deputados entre 2011 e 2013.
Ao longo de seus mandatos, tem participado de importantes Comissões Legislativas: Constituição e Justiça, Trabalho, Relações Exteriores e Defesa Nacional, sendo Vice- Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor – e representado o Congresso Brasileiro em missões internacionais ligadas à preservação do meio ambiente, trabalho, processo legislativo e implantação do Parlatino – Parlamento Latino Americano.