No último sábado (21) foi lançada oficialmente a candidatura a prefeita de Vitória (ES) de Iriny Lopes (PT) e do vice Juarez Vieira (PSB). Realizado no Clube Álvares Cabral, o evento contou com a presença de vários socialistas históricos como: presidente estadual do PSB, Macaciel Breda; secretário geral, Carlos Rafael, secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Jadir Pella; o presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (IPAJM), José Elias Marçal; secretária estadual de mulheres do PSB, Neide Lima; secretária estadual do movimento sindical, Márcia Machado; secretário estadual LGBT/secretário geral da Executiva Nacional LGBT e candidato a vereador em Vitória, Antônio Lopes (Toninho) e o membro do diretório estadual, Odmar Nascimento.
Em seu pronunciamento, o presidente do PSB de Vitória, Cleber Guerra falou os motivos que levaram o PSB declara apoio à candidatura majoritária de Iriny. “Prevaleceu o compromisso com a boa prática política e com os princípios republicamos. Além disso, temos uma aliança história e o atual alinhamento político nos três níveis de governo”. Guerra também falou sobre a escolha do socialista que iria ocupar a vaga de vice da coligação. “Em nome de tudo isso, o nosso partido escolheu um autentico socialista, cujo nome de consenso recaiu num símbolo da nossa história partidária, que é o companheiro Juarez Vieira”.
Ao final de sua fala, Cleber Guerra adaptou uma frase do lendário socialista, Miguel Arraes em seu discurso: “Vamos ocupar cada beco, cada rua e cada praça para chamar o povo e assumirmos, juntos, a Prefeitura de Vitória, com Iriny e Juarez no dia 1º de janeiro de 2013”.
O ex-vereador da capital capixaba e candidato a vice-prefeito, Juarez Vieira (PSB), saudou a todos e destacou a afinidade que tem com a petista, Iriny Lopes. “Iriny é uma pessoa digna e nossa história sempre foi de luta, para defender os interesses do povo. Isso aqui não é um casamento de delegacia”. O socialista assumiu também o compromisso de trabalhar pelo desenvolvimento de Vitória, com sustentabilidade e igualdade para todos.