Em discurso nesta segunda-feira (2), a deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP) parabenizou a Rádio Nacional da Amazônia pela campanha de prevenção aos acidentes ribeirinhos com escalpelamento e de doação de cabelos naturais lançada pela emissora, semana passada.
A campanha apresenta gravações feitas com mulheres acidentadas do Amapá que integram a Associação das Mulheres Ribeirinhas Vítimas de Escalpelamento da Amazônia. Ao elogiar a campanha, a socialista amapaense fez um relato das ações desenvolvidas desde 2007, quando deu entrada na Câmara ao projeto que originou a Lei 11.970/2009.
A deputada Janete Capiberibe destacou que, desde a mobilização em 2007, quando participaram da II Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, as pessoas vitimadas em acidentes com escalpelamento passaram a ter direito ao benefício de prestação continuada, seguro acidente e cirurgias plásticas reparadoras, por exemplo.
Recentemente, o Governo do Amapá realizou o mutirão de cirurgias plásticas, em convênio com a Defensoria Pública da União e a Sociedade Brasileira de Cirurgias Plásticas – SBCP. 64 pessoas foram operadas. Além das cirurgias gratuitas, receberam transporte, hospedagem e alimentação, inclusive para os acompanhantes. Os 49 médicos voluntários também tiveram as despesas de deslocamento e hospedagem pagas pelo Governo do Estado. Desde 2009 também acontecem as campanhas de prevenção aos acidentes, junto com a Marinha do Brasil, para a cobertura dos volantes e eixos das embarcações ribeirinhas.
“É um trabalho para o qual devemos nos dedicar sem cansar. Para garantir dignidade e direitos às pessoas vítimas desse acidente; para preveni-lo e erradicá-lo; para promover as mudanças necessárias na construção naval ribeirinha de modo que os barcos não sejam potenciais mutiladores de pessoas”, afirma.
A deputada amapaense insiste com o Ministério dos Transportes para que seja criada uma linha de crédito com recursos do Fundo da Marinha Mercante e subsídio do Tesouro Nacional dirigida aos pequenos estaleiros tradicionais da Amazônia e com o Ministério da Educação para que sejam instaladas escolas de construção naval e navegação fluvial na região.
Como doar
As doações de cabelos devem ser comunicadas à Central do Ouvinte da Rádio Nacional da Amazônia, telefones (61) 3799 5167 / 3799 5169; pelo correio eletrônico: [email protected] ou pelo correio convencional: RÁDIO NACIONAL AM; CAIXA POSTAL 259; CEP: 70710-750, Brasília – DF.
A Rádio Nacional da Amazônia pode ser ouvida pela internet e também em ondas curtas.