A cidade do Recife se torna referência em tecnologia e sustentabilidade ao ser a primeira do Nordeste do país a receber os sensores do projeto Air View+, uma iniciativa internacional da Google, em parceria com a startup indiana Aurassure e o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC).
Com apoio da Prefeitura do Recife, sob a gestão de João Campos (PSB), foram instalados sensores em escolas municipais e no prédio sede da Empresa Municipal de Informática (Emprel) que vão monitorar a qualidade do ar e a existência de poluentes atmosféricos em tempo real, fornecendo dados que subsidiam políticas públicas ambientais e fortalecem a educação climática.
Por meio da integração dos dados do Air View+ com o Centro de Operações do Recife (COP), responsável pelo monitoramento e gestão de diversas redes de infraestrutura urbana da cidade, as informações de qualidade do ar serão cruzadas com outras bases de dados e sensores já existentes, ampliando a capacidade de resposta a eventos ambientais críticos e otimizando serviços urbanos.
Anderson Soares, chefe do COP, destaca o potencial dessa integração para a tomada de decisão. “Ao conectar os dados do Air View+ com nossas plataformas de monitoramento, podemos aprimorar a análise em tempo real das condições ambientais da cidade, subsidiando, ainda mais, nossas decisões. A poluição do ar impacta diretamente a mobilidade, a saúde e até a segurança urbana, então uma rede integrada de sensoriamento permitirá um planejamento mais eficiente e ações mais assertivas para mitigar impactos negativos na população”, destaca.
Outro desdobramento promissor do projeto é o impacto na educação e na formação dos alunos da rede municipal, visto que os dados coletados serão utilizados para a formulação de estratégias de mitigação climática e melhoria da qualidade do ar, além de fomentar a educação ambiental nas escolas municipais.
O projeto é originário da Índia, país que abriga algumas das cidades mais poluídas do mundo. Além do monitoramento em tempo real, os sensores permitirão a criação de painéis interativos acessíveis a alunos e professores, incentivando um maior engajamento com temas ambientais.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações da Prefeitura do Recife