Durante todo o mês de outubro os diretórios estaduais do Partido Socialista Brasileiro, juntamente com os segmentos organizados (Mulheres, Negros, Popular, LGBT, Sindical e Juventude), realizaram seus congressos. Cenário político nacional, questão urbana, eleições municipais e eleições dos diretórios nos estados foram os principais temas abordados nos encontros.
De acordo com o primeiro secretário Nacional do PSB e presidente da Fundação João Mangabeira, Carlos Siqueira, nunca na história recente do Partido foram realizados congressos com tanta unidade. “Nós participamos de vários congressos municipais, estaduais e seminários ao longo desse ano, e percebemos que, além do Partido estar em uma dinâmica positiva de crescimento, harmonia e unidade, o PSB está unido no sentido de avançar nas questões organizativas e políticas e, sobretudo, de se preparar e qualificar os seus membros para as disputas eleitorais e na sociedade com os movimentos sociais e populares. Este é um momento excepcional”, afirmou.
Veja abaixo o balanço dos congressos estaduais do PSB:
Amazônia
Unidade e consolidação foram a tônica do Congresso Estadual do PSB do Amazonas. O evento reuniu mais de 15 diretórios municipais e cerca de 100 congressistas, além de simpatizantes e um grupo que fazia pesquisa sobre a história do partido. Marcelo Serafim foi reconduzido à presidência do diretório estadual pelo voto unânime dos presentes, consagrando sua liderança.
Espírito Santo
Mais de 1000 pessoas participaram do Congresso Estadual do PSB do Espírito Santo realizado em Vitória-ES. O Centro de Convenções da capital ficou lotado com a presença de dirigentes municipais das cidades capixabas, além do Governador Renato Casagrande, dos deputados federais Audifax Barcelos e Paulo Foletto, do presidente da Assembleia Legislativa, Rodrigo Chamoun, prefeitos socialistas e vereadores.
Numa chapa de consenso, o presidente estadual do PSB, Macaciel Breda, foi reconduzido à frente da legenda por mais três anos. São os vice-presidentes: os deputados Paulo Foletto e Audifax Barcelos, além do chefe da Casa Civil Luiz Ciciliotti e o governador Casagrande.
São Paulo
O Diretório Estadual do PSB de São Paulo realizou no plenário Juscelino Kubitschek da Assembléia Legislativa, seu IX Congresso Estadual. O evento estava lotado, e um dos objetivos foi discutir as estratégias para as eleições de 2012.
Além de todos os deputados federais e estaduais do partido, prefeitos, vereadores e delegados, a festa contou com as presenças do presidente nacional do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, do presidente estadual da legenda e Secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Márcio França, do Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e do prefeito da capital, Gilberto Kassab (PSD).
O presidente reeleito da estadual de São Paulo, Márcio França, reforçou a importância da militância do partido. "Somos o terceiro maior partido na Assembléia e um dos maiores da Câmara dos Deputados. Isso tudo graças a vocês, que carregam nossas idéias, nossas bandeiras pelas ruas e por todo lugar", disse.
Rio Grande do Sul
O Partido Socialista Brasileiro do Rio Grande do Sul (PSB-RS) saiu fortalecido do Congresso Estadual realizado, em Porto Alegre, quando foi eleita a chapa de consenso “Construção Socialista”. Caleb de Oliveira foi o presidente reeleito. Segundo o deputado Beto Albuquerque “imperou o bom senso e a base legitimou o caminho que vem fazendo o partido crescer".
Com o tema “A gente acredita na igualdade”, o Congresso Estadual reuniu mais de 600 militantes.
Minas Gerais
Com platéia lotada, mais de mil participantes, a direção do Partido Socialista Brasileiro de Minas Gerais (PSB-MG) levou as principais lideranças políticas do Estado e integrantes do Governo Federal ao teatro do Hotel Dayrell, no centro de Belo Horizonte. Cerca de 300 municípios mineiros mandaram representantes.
Para o presidente do PSB-MG, Walfrido dos Mares Guia, o momento é crucial para o partido, pois significa uma mudança estratégica e total empenho dos integrantes do PSB para ampliar os quadros de mandatários do partido.
Mato Grosso
O deputado federal Valtenir Pereira foi reeleito presidente do diretório estadual do Partido Socialista Brasileiro de Mato Grosso, no congresso em Cuiabá. Ele foi reconhecido pelo excelente trabalho desenvolvido no Estado e no Congresso Nacional. O primeiro vice-presidente é Cleber Ávila, o segundo, Silvano do Amaral, o terceiro, Dinorá Magalhães, secretário geral é Milton Simplício e o primeiro secretário Luciana Zamproni. O partido cresceu 40% em filiações entre 2010 e 2011. Hoje tem cerca de 12 mil filiados.
Pernambuco
O Partido Socialista de Pernambuco realizou seu Congresso Estadual em Recife. Foram eleitos 58 novos delegados e 12 titulares natos. O encontro reuniu 800 filiados. A sigla elegeu Sileno Guedes presidente do diretório estadual de Pernambuco.
Alagoas
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Alagoas realizou no Clube Fenix, o seu Congresso Estadual que elegeu seu novo Diretório Estadual e a Comissão Executiva Estadual que irá dirigir o partido durante três anos.
Katia Born foi reeleita presidente do PSB-AL. Sobre as eleições municipais, Katia informou que o partido terá em Alagoas 40 candidatos a prefeito, 30 a vice-prefeitos. O congresso reuniu cerca de 700 filiados.
Paraíba
O Congresso Estadual do Partido Socialista Brasileiro da Paraíba foi realizado no auditório do Hotel Ouro Branco, no bairro de Tambaú, em João Pessoa. Cerca de 450 representantes dos municípios participaram do evento. Edvaldo Rosas foi reconduzido ao cargo de presidente estadual do partido.
Rio de Janeiro
O Partido Socialista Brasileiro do Rio de Janeiro (PSB-RJ) realizou o seu Congresso Estadual na quadra da Escola de Samba Acadêmicos da Grande Rio, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Reuniram mais de 1.500 pessoas, com a presença do presidente Nacional do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos; o vice-presidente Nacional, Roberto Amaral; o presidente estadual do PSB Fluminense e secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso; o deputado federal Glauber Braga; o secretário Nacional Sindical do Partido Socialista Brasileiro e diretor de Política Sindical e Relações Institucionais da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Joilson Cardoso. O Congresso aprovou por unanimidade a reeleição de Alexandre Cardoso.
Distrito Federal
O Congresso Regional do Partido Socialista Brasileiro do DF aconteceu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. A chapa eleita para comandar a Executiva Provisória do PSB-DF tem como representantes os socialistas Marcos Dantas, presidente, Moisés Marques, vice-presidente, Antonio Fúcio, primeiro secretário, Rodrigo Rollemberg, secretário-geral, Valéria Vasconcelos, secretária de finanças, Joe Valle, secretário parlamentar e de articulação política, Rômulo Neves, secretário de comunicação, Bruna Rollemberg, secretária de organização, e Carlos Siqueira, secretário de formação política.
De forma democrática, foram eleitos para representar a legenda no congresso nacional do PSB os filiados Yara Gouvêa, Marivan Alves, Marlon Costa e Francisco das Chagas Firminino, o Chaguinha. O deputado distrital Joe Valle também foi eleito por aclamação por representar os preceitos socialistas na Câmara Legislativa do DF (CLDF).
Piauí
O governador do Piauí, Wilson Martins, foi reeleito presidente do Diretório Estadual do PSB e garantiu aos militantes que o partido terá candidatura própria em Teresina, o maior colégio eleitoral do Estado do Piauí. Participaram do congresso estadual, representantes dos 224 municípios piauienses. Hoje o partido possui 40 prefeitos no Estado e quer lançar 150 candidaturas a prefeito. A meta é dobrar o número existente.
Maranhão
O advogado e ex-deputado federal José Antônio Almeida foi reconduzido, por unanimidade, para mais um mandato como presidente do Diretório Estadual do Partido Socialista Brasileiro no Maranhão. Os mais de 600 delegados presentes ao XIV Congresso Estadual do PSB – realizado no Auditório Fernando Falcão, da Assembleia Legislativa do Estado – elegeram os membros do novo Diretório Estadual, do Conselho de Ética e do Conselho Fiscal (titulares e suplentes). A nova direção terá como principal tarefa coordenar a participação do PSB nas eleições de 2012.
Amapá
O ex-governador e atual senador do Amapá, João Alberto Capiberibe, foi reeleito presidente do Diretório Estadual do PSB-AP. Mais de 100 militantes participaram do Congresso Estadual do Partido.