Os governadores do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB) e de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), assinaram o Pacto Nacional em Defesa da Vida e da Saúde. O documento, assinado por governadores de outros 20 Estados brasileiros e do DF, pede a criação de um Comitê Gestor para o enfrentamento à doença, mediante a participação dos Três Poderes da República e de todos os níveis da Federação, além da assessoria de comissão de especialistas.
“Mais de 2.200 mortes em um único dia. A pandemia avança e, mais do que nunca, uma coordenação nacional para definir medidas para o país é fundamental. Os governadores assinaram um pacto propondo articulação nacional liderada pelo Congresso. Negar e subestimar só aumenta o desastre”, afirmou Casagrande nesta quarta-feira (10).
No documento, os gestores estaduais ressaltam a “proposta de ampla pactuação entre os Três Poderes e as três esferas da Federação”, “que se tornou ainda mais emergencial em razão do agravamento da crise sanitária, contabilizando terríveis perdas de vidas humanas, além de danos econômicos e sociais”.
“O momento é de buscar soluções concretas, que amenizem o sofrimento de milhares de famílias brasileiras provocado pelo agravamento da pandemia, com a perda de tantas vidas. Essa deve ser a prioridade máxima do Executivo nas três esferas, assim como do Legislativo e do Judiciário”, declarou Câmara.
Vacinação
Espírito Santo e Pernambuco receberam nesta semana novas doses da vacina Coronavac (Sinovac/Butantan) para dar continuidade à vacinação contra a Covid-19. Com a chegada dos lotes foi iniciada nos dois Estados a vacinação de idosos de 75 a 79 anos.
O Ministério da Saúde definiu para o mês de março, dentro Programa Nacional de Imunização (PNI), que as entregas das doses seguirão um fluxo semanal.
As doses serão encaminhadas ao órgão federal entre a quarta-feira da semana anterior e a segunda-feira da semana vigente. Na terça-feira vigente, o PNI organiza a planilha de distribuição aos Estados e Distrito Federal, tendo a quarta e quinta-feira destinadas para entregas nas unidades federadas.
Governos socialistas
O Espírito Santo tem se consolidado como referência nacional na condução do combate à pandemia de covid-19. A eficiência e responsabilidade da gestão de Casagrande permite que o Estado socorra até mesmo brasileiros de outras regiões em que os leitos de UTI se esgotam.
Enquanto na maior parte dos Estados brasileiros a ocupação dos leitos hospitalares está em 100% ou próxima desse percentual, no Espírito Santo ela se mantém em torno de 75%. Isso decorre da boa administração da Secretaria Estadual da Saúde, que acompanha de perto a evolução da contaminação e se antecipa às variações na quantidade de infectados.
No último sábado (6), Casagrande anunciou, durante transmissão ao vivo pelas redes sociais, mais 20 leitos de UTI para o enfrentamento ao novo Coronavírus, na segunda fase de expansão da política de “Leitos para Todos”.
Já em Pernambuco, o governador anunciou, nesta terça-feira (9), a abertura de 90 novos leitos para receber pacientes com covid-19. Nos últimos dez dias, foram abertos 106 leitos de UTI em Pernambuco. Até o dia 17 deste mês, conforme decreto estadual, as medidas restritivas que estão em vigor permanecem no Estado.
Vítimas da Covid-19
Ontem (10), o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) confirmou mais 2.286 mortes por Covid-19 —o maior aumento diário em toda a pandemia. Isso representa uma morte confirmada a cada 37 segundos no Brasil. O recorde era desta terça-feira (9), quando 1.972 óbitos entraram na contagem.
Com esses números, o Brasil ultrapassa a marca de 270 mil vítimas de covid-19, a segunda maior contagem de mortes pelo vírus em todo mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.