Prefeito acabou com a Escola Plural, aumentou o número de crianças atendidas por creches e Umeis
Os avanços significativos na área da educação foram o destaque do programa de rádio do prefeito e candidato à reeleição pela coligação "BH Segue em Frente", Marcio Lacerda, desta sexta-feira (31). Entre as diversas ações apresentadas, estão o fim da Escola Plural, a volta do boletim escolar, e o aumento no número de vagas para a educação infantil, além de novas propostas para continuidade dos avanços.
"A educação para mim tem um significado muito especial. Sou filho de professora e estudei em escola pública. Acredito mesmo que a educação é a base de tudo. Só uma educação de qualidade pode transformar de fato a vida das pessoas", disse o prefeito no programa eleitoral.
Marcio aumentou o número de Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs) para 66 e outras 55 estão em andamento. Em 2008, eram 36 mil crianças atendidas, hoje são 46 mil. Na atual gestão, houve melhoria significativa também nas creches conveniadas, aquelas que recebem ajuda da prefeitura. Em 2008, o repasse foi de R$ 24,9 milhões, mas em 2012 serão repassados cerca de R$ 54 milhões, alta de mais de 100%.
O prefeito acabou com um dos mais graves erros da história de Belo Horizonte: a escola plural. O método de ensino, implantado em 1995, não se preocupou com o aprendizado de crianças e jovens, que iam passando de ano sem avaliação correta se aprenderam ou não. Esses estudantes tiveram e têm muitas dificuldades no ensino médio. Além de acabar com o modelo frágil e ineficiente, Marcio voltou com o boletim escolar, com acompanhamento próximo dos pais.
Os investimentos no programa Saúde na Escola também cresceram, passando de 7.000 estudantes atendidos em 2009 para 110 mil crianças atendidas em 2012. Tantas ações valeram a Marcio Lacerda os títulos de Prefeito Amigo da Criança, dado pela Fundação Abrinq, e de Gestor Eficiente da Merenda Escolar, concedido pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar, órgão do governo federal.
Marcio ainda ampliou a escola integrada, que passou de 50 para 170 escolas beneficiadas, alcançando toda a rede municipal de educação. O número de alunos beneficiados pulou de 15 mil para 60 mil. "Quando assumi a prefeitura prometi levar a escola integrada para todas as escolas municipais. Graças a Deus, nós conseguimos. Agora nossa proposta é colocar mais de 120 mil alunos na escola integrada e avançarmos ainda mais na educação", afirmou Marcio.
Gosto pelo trabalho
O terapeuta ocupacional Antônio Roberto deu seu testemunho sobre a dedicação de Marcio Lacerda em tudo o que faz. Amigo do prefeito há 30 anos, Antonio Roberto ressaltou que para liderar uma cidade do tamanho da capital mineira é preciso o gosto pelo trabalho que Marcio demonstra.
"Se tem uma pessoa que gosta de trabalhar é o Marcio. Ele batalhou desde cedo, desde jovem, quando veio para Belo Horizonte, foi incansável como empresário, acompanhei muito de perto. O pessoal da prefeitura até reclama de reuniões aos sábados e domingos, mas é porque quando ele pega uma coisa para fazer, ele faz, dedica-se por inteiro. E, como se diz por aí, temos que deixar o Marcio trabalhar", disse Antonio Roberto.