O governador Ricardo Coutinho assinou, na segunda-feira (7), convênio entre o Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri (Procase) e 19 organizações de mulheres no valor de R$ 3 milhões, liberou recursos de R$ 246 mil para 31 mulheres da Linha do Empreender – sendo sete mulheres trans – e confirmou a inauguração de mais uma Delegacia Especializada da Mulher, em Picuí, atendendo a região do Seridó.
As ações ocorreram durante o lançamento da campanha "Direitos Garantidos, Vidas e transformação – Paraíba: Mulher Forte e de Valor", alusiva ao Dia Internacional da Mulher – 8 de março, no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural, em João Pessoa.
Na ocasião, Ricardo parabenizou todas as mulheres, em especial as que fazem parte do Governo do Estado. “Cumprimento todas vocês. Temos que celebrar tudo que já foi feito nesta gestão em relação à luta das mulheres. Conseguimos dar passos significativos nos direitos da mulher. Temos que proteger a cidadania feminina, dar dignidade e acabar com a violência contra as mulheres. Nossas políticas públicas integram várias secretarias trazendo melhorias na qualidade de vida das paraibanas. Preparamos uma programação muito boa e variada para comemorar o Dia da Mulher”, disse.
O Dia “D” de enfrentamento da violência contra as mulheres será neste dia 8 de março e contará com ações nas 11 Delegacias das Mulheres da Paraíba, com panfletagem e orientação a população. “Esse Governo tem um trabalho conjunto que está dando excelentes resultados. É um esforço coletivo para que avancemos na luta pelos direitos da mulher. A nossa luta não é apenas no dia 8 de março, mas em todos os momentos. Hoje um dos grandes desafios é o enfrentamento da violência contra as mulheres. Temos diversas ações e precisamos contar também com a ajuda da sociedade, não se cale, denuncie”, apelou a secretária da Mulher e Diversidade Humana, Gilberta Soares.
O governador Ricardo Coutinho ainda anunciou que, dentro das comemorações do Mês da Mulher, será lançado o projeto Alô Mãe. “Ainda este mês vamos lançar o Alô Mãe, que vai monitorar as gestantes de todo o Estado, através de um Call Center, comandado por profissionais da saúde. Dessa forma, vamos diminuir a mortalidade materna”, concluiu.
A presidente da Associação de Travestis da Paraíba, Fernanda Bevennuti, foi uma das beneficiadas com a Linha do Empreender Mulher para mulheres trans (pessoas que nasceram com sexo biológico masculino, mas que possuem identidade de gênero feminina). Ela disse que a ação inclusiva de mulheres trans significa um avanço para o movimento LGBT. “Somos mulheres e estamos com acesso a crédito para implantar novos negócios. A Paraíba é pioneira nesta ação”, disse.
Na ocasião, também foram empossadas as integrantes do Fórum Estadual de Enfrentamento da Violência Contra as Mulheres do Campo, que tem como um dos objetivos monitorar a ação das unidades móveis de enfrentamento da violência contra mulher. “Estamos continuando o processo de implantação de políticas que garantam os direitos das mulheres e que reduzam os índices de violência doméstica, isso perpassa também por uma questão social e cultural. Nosso foco são as mulheres, por isso, agimos em vários níveis, desde a área da educação, segurança até autonomia”, disse o governador Ricardo Coutinho.
Ainda na solenidade, a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, assinou convênio com o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, para que profissionais que atuam nos serviços de violência contra mulheres e LGBT recebam atendimento e auxílio psicológico pelo setor de psicologia da AL. “Nos mantemos firmes na construção de uma política de gênero e precisamos consolidar estas ações no Estado. Cuidar dos profissionais que atendem vítimas de violência é um dos passos. Estamos comemorando o que avançamos, mas continuamos vigilantes em relação à conjuntura nacional”, disse Gilberta Soares.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, também anunciou a adesão da Rede Estadual de Educação ao programa “O Valente não é violento”, da ONU Mulheres, quando os professores e professoras usarão planos de aula transversalmente com a temática de gênero. O secretário de Educação, Aléssio Trindade, disse que os planos serão utilizados durante todo o mês de março.
Nova delegacia – A Delegacia Especializada da Mulher de Picuí integra a rede de atendimento do Estado para casos de violência contra mulher. Agora, serão 12 delegacias especializadas no Estado. A inauguração será nesta terça-feira (8), em Picuí, na Rua Coronel Manoel Lucas, nº 02, Centro. Segundo o governador Ricardo Coutinho, todas as regiões estão cobertas com delegacias especializadas da mulher em cidades pólos.
Programação – Coordenada pela Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, a programação em homenagem à mulher conta com mais de 50 atividades, que seguirá durante todo o mês de março em vários municípios. As ações são realizadas em parceria com outros órgãos do governo, como Saúde, Educação, Cultura, Desenvolvimento Humano e Segurança Pública.
Na área cultural, o destaque é para os shows de Flávia Wenceslau e do concerto Prima Mulheres, nesta terça-feira (8), no Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural, às 20h. Também, às 19h, no hall da sala de concertos, acontecerá o lançamento do livro Catação: olhar juvenil sobre os catadores e catadoras.
Secretaria de Comunicação/Governo do Estado da Paraíba