O vice-presidente Nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Roberto Amaral, entregou à presidente da República, Dilma Rousseff, no dia 09 de outubro, sua carta de demissão – em caráter irrevogável – dos cargos que ocupava no Governo Federal.
Desde a última quarta-feira (09), os cargos de Conselheiro da Itaipu Binacional e de membro do Conselho Administrativo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) estão à disposição da presidente.
A decisão do vice-presidente está de acordo com a deliberação da Comissão da Executiva Nacional do PSB de deixar os cargos vinculados ao governo federal. A reunião da Executiva aconteceu no dia 18 de setembro, desde então os cargos relacionados à administração federal estão à disposição da Presidente da República, Dilma Rousseff.
A decisão, tomada em consenso pela Executiva Nacional, foi anunciada pelo presidente Nacional do Partido e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, em coletiva de imprensa após a reunião na Sede do Partido. Após o comunicado o governador foi ao Palácio do Planalto para comunicar pessoalmente à presidente sobre a entrega dos cargos federais.
Ele entregou uma carta oficial, feita pela Comissão da Executiva Nacional do Partido, que pode ser conferida no link: http://www.psb40.org.br/not_det.asp?det=4476
“Avaliamos, após ouvir todos os membros da Comissão, como é da cultura do PSB, que essa é a melhor solução neste momento para que nosso partido possa continuar servindo melhor ao país”, afirmou Eduardo Campos, revelando que a decisão foi praticamente unânime, com apenas uma abstenção. De acordo com o socialista, a atitude de entregar os cargos ao governo contribui para elevar o debate político nacional e, ao mesmo tempo, permite ao PSB realizar os debates que considera necessários ao desenvolvimento brasileiro.