Está sendo realizado em Belém (PA), o VII Encontro Nacional da Associação Brasileira dos Estudos de Defesa – ENABED, que tem como tema central a Defesa da Amazônia. O evento que começou neste domingo (4) contará com 20 simpósios temáticos ocorrendo simultaneamente.
Um dos simpósios programados para esta terça-feira (6) é “Incertezas Globais e Destinos do Brasil”, que terá como palestrante o vice-presidente Nacional do PSB, Roberto Amaral. Para o socialista, a política externa e política de defesa (ou de segurança nacional) são dois elementos básicos de um projeto de nação, de civilização, de país, de Estado.
“Não há Estado sem política de defesa, do qual a política externa é a projeção. Mas não há política externa – e o Brasil fala em política externa “soberana, ativa e altiva”, sem uma política de defesa que assegure soberania, principalmente se quer ativa e altiva. E não se discute política de defesa se não se discutem os destinos do País e do mundo, e a inserção que esse país pretende exercer no mundo”, explicou Amaral.
O debate começa às 16 horas na Sala Mário de Andrade do Hotel Crowne (Avenida Nazaré, 375).
O VII ENABED termina no dia 8 de agosto.