O Vice-presidente Nacional e Secretário de Relações Internacionais do PSB, Roberto Amaral, recebeu, nessa quarta-feira (14), na sede do partido, a nova Embaixadora cubana Maria Helena Ruiz Capote, que estava acompanhada do conselheiro político da embaixada Rafael Hidalgo.
Dando as boas vindas à embaixadora, Amaral afirmou serem tradicionais e importantíssimas as relações entre o PSB e o Partido Comunista de Cuba, primeiro partido com quem os socialistas estabeleceram vínculo. Sobre a ilha caribenha, foi enfático: “Cuba é fundamental para o Brasil, pois, ademais de outros motivos, nos oferece, com o Porto de Mariel, plataforma para o Caribe”.
Maria Helena Ruiz indagou sobre o quadro eleitoral deste ano, fez menção ao ‘Mais Médicos’ e as possibilidades de cooperação entre os dois países e relatou, brevemente, os programas cubanos de agricultura e energia. “Cuba gera, atualmente, 90% da energia que necessita, mas a construção do porto elevou a demanda interna do setor. Precisamos de fontes alternativas de energia”, resumiu. Sobre as eleições brasileiras, Amaral destacou a importância do pleito com a candidatura do socialista Eduardo Campos, o que reforça a esquerda brasileira.
Por parte do PSB, também estiveram presentes à reunião, o secretário nacional do movimento sindical, Joílson Cardoso, e a assessora da coordenação de relações internacionais, Lygia Di Moura.