O candidato a prefeito pela coligação “Para Renovar Fortaleza”, Roberto Claudio (PSB), participou nesta quarta-feira (12/09) do Fórum de Turismo. Ele disse que, como prefeito, vai buscar uma força-tarefa para acelerar as obras inacabadas, inclusive as da Copa do Mundo, de responsabilidade da Prefeitura, alegando que Fortaleza será a vitrine vista em todo o mundo.
O evento, promovido pelo trade turístico do Ceará, é uma atividade permanente do setor para desenvolver ideias coletivas em torno do turismo sustentável. A discussão foi em torno de vários equipamentos turísticos de Fortaleza e a infraestrutura da cidade para receber eventos mundiais, como a Copa do Mundo de 2014. O vice de Roberto Claudio, Gaudêncio Lucena (PMDB), participou do debate.
Roberto Claudio agradeceu pelo convite e ressaltou as belezas naturais de Fortaleza. Ele enalteceu a vocação do fortalezense em acolher bem as pessoas. Para o candidato, é preciso cuidar bem da cidade para promover o turismo, tratando especificamente de três eixos: infraestrutura, capacitação e divulgação.
O candidato citou alguns de seus projetos do plano de gestão para o turismo e a cultura de Fortaleza. Ele defendeu a padronização das barracas da Praia do Futuro, como também a urbanização do local. Na Praia do Titanzinho, Roberto Claudio disse que pretende criar a “Cidade do Esporte”, com eventos de diversas modalidades esportivas e náuticas. Ele ainda argumentou que é preciso zerar impostos como forma de estimular novos negócios de materiais esportivos.
Sobre o Centro de Fortaleza, Roberto Claudio revelou que vai resgatar a história do bairro e diversificar a economia produtiva local incentivando outros segmentos de negócios para o Centro.
Já o projeto da avenida Beira-Mar, de acordo com Roberto Claudio, em sua gestão, vai sair do papel. “Vamos executar o projeto de revitalização da Beira-Mar e da Praia de Iracema”, garantiu.
O candidato defendeu ainda que é preciso realizar obras de alargamento de ruas e avenidas e a construção de vias expressas para dar mobilidade ao fortalezense e ao turista. Ele disse também que vai firmar parceria com o Governo do Estado para capacitar jovens nas escolas profissionalizantes com cursos da área de turismo.
Roberto Claudio defendeu ainda o marketing direcionado para o turismo cearense e ressaltou os equipamentos turísticos e culturais que estão sendo construídos pelo Governo do Estado, como a Arena Multiuso do Estádio Castelão e o Acquário Ceará.