Com 45% dos votos válidos, Rodrigo Rollemberg (PSB/DF) disputará o segundo turno com Jofran Frejat (PR/DF) na corrida pelo cargo de Governador do Distrito Federal.
O socialista obteve um resultado de 45,23% o que corresponde a 692 mil 855 votos. O segundo colocado nas eleições realizadas neste domingo (05 de outubro) ficou com 27,97%, o que equivale a 428 mil 522 do total de votos.
O atual governador, Agnelo Queiroz, ficou em terceiro lugar e está fora da disputa. Com 20,07% dos votos válidos, Agnelo é o primeiro candidato do Distrito Federal que não consegue chegar ao segundo turno, desde 1998 quando entrou em vigência a emenda constitucional que permite a reeleição para os cargos do Poder Executivo.
A disputa no DF foi confirmada quando estavam apuradas 95% das urnas. A eleição do segundo turno acontece no próximo dia 26 de outubro.
Ao chegar no Comitê Central da Campanha, o socialista agradeceu à população de Brasília e aos militantes que o acompanharam durante toda a joranda.
“Chegamos ao final do primeiro turno das eleições. Mais do que agradecer aos votos, gostaria de, neste momento, retribuir todo o carinho e a atenção que recebi em todas as cidades do Distrito Federal ao longo dessa campanha. Quero também agradecer a todos os que, independente de sua escolha, contribuíram para o pleno exercício da democracia.
Este resultado começou a ser construído há mais de um ano e meio, ouvindo especialistas e mais de 2 mil pessoas que contribuíram com ideias e propostas para a construção do nosso plano de governo. Sinto uma grande honra de ser merecedor da responsabilidade de disputar o governo do Distrito Federal.
Durante esse tempo, tive oportunidade de apresentar as nossas propostas, conhecer de perto os problemas de cada cidade e, sobretudo, ouvir a população, que julgo ser uma das grandes virtudes que um governante pode ter. E é assim que vamos fazer. Estabelecendo um diálogo aberto e franco com todos. Estou convencido de que a nossa gente quer mudanças e nós iremos realizá-las com humildade e muito trabalho.
Peço a Deus que me dê proteção, inspiração e me ilumine para seguir ainda mais forte nessa jornada. Darei o melhor de mim para sempre estar à altura da confiança de toda a nossa gente. Vamos em frente!”
Rodrigo Rollemberg
O senador Rodrigo Rollemberg nasceu no Rio de Janeiro em 13 de julho de 1959. Com um ano de idade mudou-se para Brasília. Formado em história pela Universidade de Brasília (UnB), está filiado ao partido desde 1985, sendo o seu único partido.
Eleito deputado distrital em 1995, assumiu a Secretaria de Turismo do governo de Cristovam Buarque no ano seguinte. Concorreu ao Palácio do Buriti pela primeira vez em 2002. Em 2004, foi nomeado secretário Nacional de Inclusão Social do Ministério de Ciência e Tecnologia, no governo Lula. Rollemberg foi eleito deputado federal em 2006. Em 2010 se elegeu como senador da República pelo Distrito Federal.