
Rollemberg: Lago Paranoá tem condição de fornecer quantidade de água ainda maior. Foto: Agência Brasília
O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg (PSB), inaugurou a Estação de Tratamento de Água do Lago Norte. Trata-se da primeira obra realizada em 17 anos para ampliar o sistema de abastecimento do DF, que enfrenta a maior crise hídrica de sua história.
Com investimento de R$ 42 milhões, liberados pelo Ministério da Integração Nacional, a estrutura foi construída em cinco meses e tem capacidade para extrair 700 litros por segundo.
Essa quantidade representa 20% de toda a água retirada diariamente da Bacia do Descoberto, responsável por 60% do abastecimento do DF.
O socialista destacou que a água captada é de boa qualidade e não vai impactar na redução do volume do reservatório. “O Lago Paranoá tem condição de fornecer uma quantidade muito maior de água do que esse volume que está sendo retirado”, disse.
A nova estação abastecerá quatro cidades: Lago Norte, Paranoá, Itapoã e Taquari. A água proveniente do Sistema Santa Maria-Torto, que abastecia essas regiões, será transferida para outros dois reservatórios e ficará disponível para reforçar o abastecimento pelo Sistema Descoberto.
A Estação de Tratamento de Água do Lago Norte capta água por meio de balsas flutuantes e faz o tratamento do recurso no próprio local. Trata-se de uma estação de tratamento de água compacta, com membranas de ultrafiltração, uma das mais modernas tecnologias para tratar água.
O local para a captação foi escolhido pela boa qualidade da água, que já havia sido testada nos estudos para implementação do sistema definitivo de captação no Lago Paranoá.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações do Governo de Brasília