O Governo de Piauí realizará em maio o Jogo da Inclusão – uma grande festa em favor dos direitos da pessoa com deficiência. O deputado Federal Romário (PSB/RJ) participará do evento e disputará várias partidas.
Serão cinco disputas envolvendo 10 equipes, inclusive times de amputados e deficientes visuais. “O governador Wilson Martins (PSB) está entusiasmado com a oportunidade de trazer Romário e outros convidados ilustres, em nome de uma causa social importante, que se refere à afirmação dos direitos da pessoa com deficiência em nosso Piauí’, declarou o secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Hélder Jacobina. “É um evento que trará mais visibilidade a esta luta tão nobre”, concluiu.
O Jogo da Inclusão acontecerá no dia 10 de maio, às 18h, no Ginásio Verdão (Piauí). O evento é uma realização do Governo do Piauí, através da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Fundação Estadual de Esportes (Fundespi), Coordenadoria Estadual da Juventude (Cojuv) e a Coordenadoria de Comunicação Social (CCom).
Entidades beneficiadas
A organização tem a colaboração direta de várias entidades de defesa dos direitos da pessoa com deficiência. É o caso da Apae Piauí, Associação dos Cegos do Piauí (Acep), Associação dos Deficientes Físicos de Teresina (Adeft) e do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir). A renda do Jogo da Inclusão será destinada em benefício das entidades que compõem o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede).
O Conede ficará encarregado de gerir os recursos arrecadados com o evento. Será criada uma conta bancária específica, para onde será depositada a totalidade da renda gerada pelo evento, e serão colocados à venda sete mil ingressos de R$ 5,00. Os organizadores do evento também acertaram que Romário ajudará na divulgação do evento. O deputado será convidado a gravar, em Brasília (DF), um vídeo promocional para divulgar o Jogo da Inclusão.