O deputado Alexandre Roso (PSB-RS) assumiu, na última quarta-feira (13), a vice-presidência da Subcomissão de Segurança Alimentar e Nutricional (Subsan), no âmbito da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF).
A Subsan deverá, num prazo de 90 dias, prorrogáveis por igual período, produzir relatório com avaliação e contribuições da Câmara dos Deputados para a proteção, promoção e realização do direito humano à alimentação adequada e saudável. Para alcançar este objetivo, o colegiado realizará audiências com representantes da sociedade civil e de órgãos públicos e poderá requerer as informações que julgar necessárias ao Poder Executivo.
Entre as prioridades estão a avaliação das políticas públicas de produção e acesso a alimentos para consumo humano no Brasil; de universalização do acesso à água; de combate à fome, à subnutrição e à obesidade; da relação entre o Parlamento, as organizações sociais e a Segurança Alimentar e Nutricional. Também vai avaliar a relação entre a Lei da Biossegurança e a produção de alimentos no País.
Roso considera fundamental a instalação da subcomissão para que o Brasil possa avançar nas questões relacionadas à segurança alimentar. “São complexas e amplas as questões que envolvem a segurança alimentar, sendo uma delas, a questão da água que já conseguimos inserir nas prioridades do grupo”, afirma.