São Luís, capital do Estado governado por Carlos Brandão, do PSB, foi a cidade com o menor índice de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) entre as capitais da região Nordeste do Brasil, em 2023.
O Estado registrou queda nos índices dos principais crimes graves. O feminicídio teve queda de 32,79%; latrocínio 38,27%; morte por intervenção policial 46,05%; tentativa de homicídio 3,8%; morte no trânsito 3,11%; estupro 46,24%; furto de veículo 2,88%; roubo de veículo 4,31%; roubo de carga 75,19%; roubo a instituição financeira 46,15%.
Segundo o Sistema Nacional de Estatística de Segurança Pública e Justiça Criminal (Sinesp), que coleta e valida 28 indicadores nacionais de segurança pública, a capital maranhense registrou taxa de 2,23 crimes violentos por 100 mil habitantes, entre janeiro e outubro de 2023.
Ainda com base nos números divulgados pelo MJSP, São Luís figura como a 10ª capital do país com a menor taxa de CVLIs, à frente de cidades como Belém (PA), Rio de Janeiro (RJ) e Manaus (AM).
Enquadram-se na categoria de CVLIs os seguintes delitos: homicídio doloso, latrocínio, feminicídio, lesão corporal seguida de morte e outros crimes resultantes em mortes – excetuando-se os casos de morte por intervenção de agentes do estado.
A redução nos índices de criminalidade no Estado é reflexo dos investimentos que o Governo do Maranhão tem feito no Sistema de Segurança Pública. Somente em 2023, a frota de viaturas das polícias Civil e Militar recebeu o reforço de 213 novos veículos, além de 300 novas armas, munição e itens de proteção como coletes balísticos.
Também foram implantados novos batalhões policiais na capital e interior bem como foi executada a reestruturação das instalações físicas das delegacias. Serviços como a Patrulha Maria da Penha foram ampliados assim como o efetivo da Polícia Civil.