A Coordenação Socialista Latino-Americana (CSL), organização formada pelos partidos socialistas da América Latina, expressa sua solidariedade ao povo equatoriano neste momento de ataques do crime organizado, e repudia veementemente qualquer tipo de ação, especialmente as de violência manifesta pelos grupos criminosos, que busquem desestabilizar a ordem democrática do país.
A invasão do telejornal na televisão TC de Guayaquil em resposta às ações do governo para combater o crime e várias outras ações criminosas é uma evidência do nível de controle que vários grupos criminosos têm sobre a vida das pessoas e a política equatoriana. Esses crimes buscam impor condições ao poder político e demonstrar quem realmente controla o país. A exemplo do que está acontecendo em outros países de nossa região, esses grupos buscam substituir o Estado em suas ações pelas populações dos territórios em que vivem, o que afeta mortalmente a possibilidade de construção e fortalecimento de um Estado democrático de direito.
Nos solidarizamos com nosso partido irmão, o Partido Socialista Equatoriano, em sua luta pelo retorno o mais rápido possível à normalidade no país, entendendo que o apoio às instituições é neste momento tarefa de todos aqueles que buscam construir países democráticos e com maior igualdade social em nossa região.
Com as nossas saudações socialistas,
Brasília (DF), 10 de janeiro de 2024.
Paulo Bracarense
Secretário Geral da Coordenação Socialista Latinoamericana