Os segmentos organizados do PSB/RS realizaram seus congressos estaduais, na noite de sexta-feira (13/06), na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Os socialistas debateram as eleições 2014 com foco nas candidaturas dos respectivos segmentos, além de eleger suas direções partidárias e os delegados para os Congressos Nacionais. A secretaria de Mulheres Socialistas foi a única que registrou troca no comando do movimento, que será liderado por Maria Luiza Loose (Malu). Nos demais colegiados — Negritude, Juventude, LGBT, Sindicalismo e Movimento Popular — os secretários foram reeleitos para os próximos dois anos. As novas direções partidárias dos segmentos tomam posse somente após o término das atuais gestões.
A secretária-geral do PSB/RS e coordenadora do Fórum dos Segmentos Organizados da sigla, Mari Trindade, destacou que os movimentos conquistaram um importante espaço junto ao partido, salientando, ainda, a sua importância, tanto na composição das chapas que concorrerão a deputado estadual e federal, como também nos projetos nacionais da sigla. “Venho trazer o abraço do nosso presidente Beto Albuquerque e parabenizar a todos os segmentos pelo belo trabalho que vem desempenhando nos últimos tempos. Em 2014, os segmentos organizados do PSB terão papel fundamental em nossos desafios: a eleições de Eduardo Campos presidente e de Beto ao Senado Federal. Tenho convicção que as novas direções serão tão competentes quanto as atuais”, disse. A socialista também relembrou algumas atividades desenvolvidas pelos grupos, como a Caravana dos Segmentos que percorreu cerca de 70 municípios gaúchos e a participação dos grupos no Fórum Social Temático, realizado no final do ano passado, na capital gaúcha.
O deputado estadual Miki Breier salientou que as bandeiras defendidas pelos segmentos organizados do PSB/RS encontram representatividade no trabalho realizado na Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa. “Os direitos humanos devem ser defendidos e garantidos a todos”, disse. O socialista salientou, ainda, que seu mandato seguirá a linha defendida pelo PSB nacionalmente, que é a defesa da vida. “É fundamental o papel dos movimentos sociais neste sentido e também da política partidária”, defendeu ele, que é representante do PSB na CCDH.
O deputado Catarina Paladini igualmente prestigiou os congressos estaduais dos segmentos organizados. O socialista também elogiou o trabalho desenvolvido pelos movimentos e disse que são fundamentais para o crescimento do partido. “Precisamos estar cada vez mais organizados e fortes, unidos e parceiros. O PSB se notabiliza pela política feita com amor e dedicação diária e neste sentido, os segmentos são referências”, disse, colocando seu mandato à disposição dos movimentos organizados do PSB/RS.
Conheça os eleitos
Mulheres – A secretaria de Mulheres Socialistas será liderada por Maria Luiza Loose (Malu). Ela assumirá a função hoje desempenhada por Anabel Lorenzi.
Juventude – A Juventude Socialista (JSB/RS) reelegeu o secretário estadual João Pedro Grill.
Negritude – Pedro Francisco da Silva Filho, igualmente foi reeleito. Ele continuará à frente da Negritude Socialista Brasileira (NSB/RS).
LGBT – Vereador do PSB, em Cruz Alta, Everlei Martins seguirá no comando da LBGT/RS.
Sindicalismo – Júlio César Lopes da Luz foi reeleito secretário do Sindicalismo Socialista Brasileira (SSB/RS).
Movimento Popular – O MPS seguirá tendo a liderança de Edio Elói Frizzo, vereador socialista licenciado em Caxias do Sul.