Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (15) mostra que o governo Dilma Rousseff é considerado ruim ou péssimo para 70% da população, um ponto percentual acima do registrado no levantamento divulgado em setembro. A gestão da petista é regular para 20% dos entrevistados, enquanto apenas 9% disseram que a administração é boa ou ótima.
De acordo com a pesquisa, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o percentual dos eleitores que confiam em Dilma Rousseff caiu de 24% para 18%, enquanto a aprovação da maneira de governar da petista recuou de 19% para 14%.
O levantamento mostra ainda que 81% dos brasileiros dizem que o segundo governo Dilma está sendo pior que o primeiro, 15% acham que está igual e 2% veem melhora.
As mudanças mais significativas na comparação com setembro foram na avaliação da atuação do governo nas áreas de meio ambiente e combate ao desemprego. A desaprovação do governo na área de meio ambiente subiu de 65% em setembro para 74% agora, o maior percentual verificado no governo Dilma. De acordo com a CNI, esse aumento é reflexo do rompimento da barragem em Mariana, em Minas Gerais.
No combate ao desemprego, a desaprovação passou de 83% em setembro para 87% em dezembro. As áreas com maior percentual de desaprovação continuam sendo juros e impostos, ambas com 91%. A área com melhor avaliação é o combate à fome e à pobreza, que tem 71% de desaprovação.
Esta edição da pesquisa CNI-Ibope ouviu 2002 pessoas em 143 municípios, entre os dias 4 e 7 de dezembro. A margem de erro estimada é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
Com informações do Portal da Indústria