O deputado federal Severino Ninho (PSB-PE) apontou a educação como “início, meio e fim” de um caminho para o desenvolvimento e para a superação de grande parte dos problemas enfrentados no país. Na opinião do parlamentar, países mais desenvolvidos estão entre os menos corruptos e alcançam melhores resultados em áreas fundamentais porque priorizam a qualidade do ensino.
“A educação é início, meio e fim para o desenvolvimento de uma sociedade em todos os seus sentidos. Por que no Japão, no ano passado, apenas cinco pessoas foram assassinadas por arma de fogo? Por que nesses mesmos países rios, lagos e córregos estão livres de entulhos? Por que em inúmeras cidades ao redor do mundo se caminha pelas ruas sem encontrar papel, garrafa plástica ou qualquer outro objeto jogado?”, argumentou Severino Ninho durante seu primeiro discurso em grande expediente, no plenário da Câmara, nesta quinta-feira (1).
Para Severino Ninho, há uma distância entre o que é dito nos discursos políticos e como o tema é tratado na prática. “No Brasil, apesar de a educação ser tema de todos os discursos de todos os partidos e candidatos, na realidade, ainda estamos muito longe de atingir os patamares mínimos definidos como aceitáveis. A nossa prática não é condizente com a nossa teoria. Fala-se, discursa-se e prega-se que a educação é o caminho, mas ainda estamos muito distantes de atingir os patamares civilizados nesse setor”, criticou.
O socialista defendeu que a priorização da qualidade do ensino no país resultará, por exemplo, na redução da violência e da corrupção. “Com a melhoria da educação no país, com certeza teríamos menos problemas com violência, menos mortes no trânsito, menos poluição no meio ambiente, menos corrupção. Enfim, muitos índices que nos colocam no Terceiro Mundo seriam melhorados”, destacou.
Severino Ninho disse que a causa do mau desempenho na educação está mais relacionada a gestões ruins e a ausência de vontade política do que com os recursos disponíveis.O socialista citou como exemplo de sucesso a experiência de Pernambuco, que conseguiu sair da 21ª colocação para a 1ª no ranking nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do ensino médio.
“Com o governador Eduardo Campos, de saudosa memória, Pernambuco conseguiu realmente evoluir. Com sua equipe, em sete anos, implantou cerca de 300 escolas de ensino integral e semi-integral. O Estado tem mais escolas em tempo integral e semi-integral do que todo o Sudeste. Isso realmente fez a diferença na nossa educação pública estadual”, elogiou.
O deputado defendeu ainda a aprovação do projeto de lei 7.420/2006 que estabelece a Lei de Responsabilidade Educacional. Pela proposta, prefeitos e governadores serão punidos caso descumpram com as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e apresentem retrocesso na qualidade da rede de ensino básico.
“Creio que a nossa deficiência esteja mais no âmbito da gestão, incluída a vontade política. Não é só a gestão da direção da escola, é prefeito, governador, secretário, corpo técnico, é todo mundo envolvido na gestão. Para mim, essa é uma das deficiências para este marasmo, para este passo tão lento que estamos dando para melhorar nossos níveis educacionais”, declarou.
Assista ao discurso completo do deputado:
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional