
Foto: Humberto Pradera
O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, abonou ficha de filiação do vice-governador do Rio Grande do Norte, Fábio Dantas, na manhã deste sábado (17), em ato que lotou o Espaço América, em Natal. Na ocasião, Siqueira também lançou a pré-candidatura do potiguar ao governo estadual para as eleições majoritárias deste ano.
“A filiação e a pré-candidatura são lançadas hoje para mudar e dar nova vida à política e ao povo potiguar. Será uma campanha que terá o selo de prioridade da direção do partido e que contará com o entusiasmo do povo que quer mudanças, que não quer continuar tendo um governo que já não corresponde às expectativas da população”, enfatizou o socialista.
O presidente nacional ressaltou que Dantas é um “grande potiguar que haverá de governar com competência e determinação para transformar a saúde, a segurança, a educação do estado”.

Foto: Humberto Pradera
Além disso, Siqueira afirmou que o novo socialista terá como bons exemplos os três governadores do PSB: Paulo Câmara, em Pernambuco; Ricardo Coutinho, na Paraíba; e Rodrigo Rollemberg, no Distrito Federal. Carlos Siqueira ainda falou sobre a atuação do partido no cenário da política nacional e reafirmou que o PSB terá 11 candidaturas competitivas a governos de estados no ano de 2018.
O ato também filiou outras lideranças e ocorreu durante reunião extraordinária do diretório estadual do PSB-RN, presidido pelo deputado federal Rafael Motta.
Estiveram presentes ainda o secretário-geral do PSB e presidente da Fundação João Mangabeira (FJM), Renato Casagrande, os deputados estaduais e vereadores socialistas Tomba Farias, Larissa Rosado, Ricardo Motta e Sandra Rosado, além de outros nomes nacionais e estaduais do PSB e de outros partidos. Cerca de 87 municípios estavam no ato.

Foto: Humberto Pradera
Fábio Dantas destacou que “um novo capítulo começa a ser escrito” e apresentou as razões para sua filiação. “Nosso estado enfrenta grandes dificuldades e quero colaborar na linha de frente. É hora de agir. Como vice, opinamos, mas não decidimos. O PSB tem uma história de protagonismo e realizações. Como postulante à candidatura do governo do estado do Rio Grande do Norte e, como filiado, quero trabalhar para ampliar o diálogo do PSB com a sociedade e fazer o mesmo com os outros partidos”, afirmou Dantas.
Rafael Motta confirmou que a entrada de Dantas nos quadros do PSB representa um novo momento para o Rio Grande do Norte. “Estou certo de que o seu conhecimento somado à sua capacidade de diálogo e articulação podem fazer muito pelo estado”, enalteceu Rafael, dando as boas-vindas ao correligionário.
Renato Casagrande afirmou que Dantas terá a responsabilidade de coordenar um programa de enfrentamento à criminalidade quando assumir o governo, diante do recorde histórico de violência registrados no estado. Foram registradas 2,4 mil mortes violentas em 2017, uma média de 6,6 homicídios por dia, de acordo com o Observatório da Violência Letal Intencional (OBVIO), instituto que contabiliza os crimes contra a vida no RN.

Foto: Humberto Pradera
“Você vai chegar ao governo do Rio Grande do Norte e vai ter que assumir pra si esse trabalho, pois governador que tem responsabilidade tem que assumir e enfrentar as tarefas mais difíceis. Quero colocar a FJM à disposição para que você possa construir um projeto que resgate cada vez mais a dignidade do povo potiguar”, disse Casagrande.
Fábio Dantas
Nascido em 6 de outubro de 1971, Fábio Berckmans Veras Dantas é graduado em advocacia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
É o atual vice-governador do estado, casado com a deputada estadual Cristiane Dantas (PCdoB-RN) e filho do prefeito de São José do Mipibu, Arlindo Dantas.
Foi eleito deputado estadual em 2010.
Nas eleições estaduais no RN em 2014, elegeu-se vice-governador potiguar, na chapa de Robinson Faria.
Confira a galeria de fotos do evento no Flickr do PSB Nacional:
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações da Ascom do dep. Rafael Motta