O Presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Carlos Siqueira reúne nesta quinta-feira (26) o Conselho de presidentes estaduais da sigla. O Conselho instalado pelo presidente socialista em novembro do ano passado tem como o objetivo avaliar os desempenhos estaduais, a política organizacional e as questões estratégicas do partido.
O encontro coincide com a segunda oficina do Planejamento Estratégico para período de 2015 a 2018 que será realizada na sede da Fundação Mangabeira, em Brasília, das 8h30 às 18h.
Os socialistas debaterão o futuro da legenda. Neste sentido, o presidente do PSB, Carlos Siqueira, enviou dois documentos de referência para análise:
– O PSB e sua história – O partido, sua trajetória política, seu progressivo crescimento eleitoral. Quem somos e o que queremos ser.
– O Estado Democrático, Políticas Públicas e os desafios do PSB.
De acordo com Carlos Siqueira, o processo de planejamento vai orientar as ações eleitorais e políticas do Partido. Ele lembrou que nas eleições de 2012, o PSB foi o partido que elegeu o maior número de prefeitos de capitais. “A sigla conquistou o comando das capitais Fortaleza, Belo Horizonte, Cuiabá, Recife e Porto Velho e municípios importantes com Petrópolis (RJ) e Campinas (SP). Ao todo, a legenda elegeu 445 gestores e foi a que mais cresceu nas eleições municipais, com ampliação no número de prefeituras de 42,9%”, avaliou Siqueira lembrando que em 2008, o partido tinha conquistado 310 cidades.
“Este planejamento dará uma grande ajuda para o PSB caminhar sabendo para onde quer ir e continuar com o seu progressivo crescimento eleitoral”, afirmou o presidente socialista.
II Planejamento Estratégico 2015 -2018
O Planejamento estratégico do PSB começou a ser discutido na última sexta-feira (20) com os membros da Comissão Executiva Nacional e os parlamentares das bancadas socialistas na Câmara e no Senado.
Ao todo serão cinco grupos que participarão das oficinas:
20/03 – (Realizada) Composta por 34 deputados federais, seis senadores, três governadores de Estado e 29 membros da Executiva do Diretório Nacional;
26/03 – Composta pelos 27 presidentes dos Diretórios Estaduais do PSB;
10/04 – Composta por intelectuais e especialistas filiados e/ou simpatizantes do PSB;
24/04 – Composta por intelectuais e especialistas independentes sem vínculo com partidos políticos e dispostos a colaborar com o debate em torno do planejamento estratégico;
08/05 – Composta por cinco representantes de cada Segmento Social do PSB – Juventude, Negritude, Sindicalismo, Mulheres, Popular e LGBT.
História
Este é o segundo Planejamento Estratégico do Partido Socialista Brasileiro. Há quatro anos a Executiva Nacional, promoveu, com Eduardo Campos na presidência, o projeto seguido entre 2010 e 2014. “Todas as solicitações ali apresentadas foram alcançadas pelo PSB, exceto a continuidade da candidatura de Eduardo como presidente do Brasil”, explicou Carlos Siqueira.
Serviço
Primeira Oficina do Planejamento Estratégico do PSB – 2015-2018
Horário: 8h30 às 18h
Local: Sede da Fundação João Mangabeira
Endereço: SHIS QI. 05 – Conjunto 2 – Casa 2 – Lago Sul, Brasília-DF