O município de Maceió, administrado pelo prefeito João Henrique Caldas, o JHC (PSB), foi convidado, pelo Tribunal de Contas da União (TCU), para ser piloto na implantação do Programa Nacional de Prevenção á Corrupção (PNPC).
A ferramenta servirá para todas as organizações públicas do país implementarem boas práticas de controle de prevenção à corrupção.
Os testes começam em breve e consistem na concessão de perfil (login e senha padrão) no Sistema e-Prevenção, bem como no acompanhamento, junto ao gestor, quanto ao preenchimento do questionário e inserção de uma série de dados.
O objetivo é aperfeiçoar as estruturas de prevenção à corrupção, melhorar o perfil dos gestores públicos, obter dimensão real dos casos de fraude e corrupção detectados e melhorar a prevenção continuamente pela adoção de boas práticas administrativas.
O programa é uma iniciativa da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), executada pelas Redes de Controle dos Estados, que dá a oportunidade de as gestões se autoavaliarem quanto à suscetibilidade à fraude e corrupção e conta com um questionário de verificação das práticas instituídas pelas organizações nos mecanismos de prevenção, detecção, investigação, correção e monitoramento.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações da Prefeitura de Maceió