Com o Plenarinho da Câmara de Vereadores de Porto Alegre lotado, socialistas de todas as regiões do País debateram alternativas sustentáveis para as cidades brasileiras na manhã desta quarta-feira (25). O rico debate ocorreu na oficina “A Sustentabilidade Urbana”, realizada pelo Movimento Popular Socialista – MPS durante o Fórum Social Temático 2012.
Para Mari Machado, dirigente nacional e representante da Fundação João Mangabeira – FJM na atividade, o debate sobre o tema é de extrema importância e está ligado diretamente ao que o PSB se propôs a discutir em âmbito nacional para as próximas eleições: a questão urbana.
A painelista da oficina, Leni Toniolo, apresentou as políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável promovidas em Curitiba, onde comanda a Secretaria de Meio Ambiente. A cidade administrada pelo socialista Luciano Ducci conseguiu através de ações em diferentes áreas reduzir significativamente seu índice de pobreza, chegando a 3,64% em 2011, segundo a Fundação Getúlio Vargas. “Temos todos os problemas de cidades grandes, mas implementamos políticas públicas para diminuí-los ao máximo e garantir maior qualidade de vida à população”, afirmou Leni.
A secretária destacou que não existe um conceito fechado de sustentabilidade urbana. “Ele funciona como um tripé, que inclui os fatores econômico, social e ambiental, mas precisa levar em conta a história, a cultura e o meio físico da cidade. Cada comunidade deve decidir o que é sustentável para ela”, defendeu. Leni acrescentou ainda que é comum durante o debate sobre o tema esquecer-se de que a questão ambiental não diz respeito apenas ao que convencionamos por “natureza”, mas que inclui as pessoas e as relações humanas. Para a painelista, as cidades devem facilitar, além da mobilidade urbana e da preservação ambiental, a interação entre as pessoas e a interação das pessoas com o meio ambiente.
Como exemplo dessa integração em sua cidade, Leni aponta a existência de uma política pública de conservação ambiental e o fato de todos os parques de Curitiba, incluindo Jardim Botânico e Zoológico, terem acesso gratuito. “Buscamos democratizar estes espaços, fazer com que toda a população possam conviver com eles. Hoje temos 64m² de área verde por habitante, considerando-se apenas as áreas verdes com mais de 100m², não incluindo áreas pequenas, como passeios públicos”, destacou. Leni também citou que Curitiba possui plano de regularização fundiária que prioriza as áreas de risco, onde as moradores são transferidos para local seguro e as áreas até então ocupadas são recuperadas.
Sobre a mobilidade urbana, a secretária lembrou que a capital paranaense vem incrementando o transporte coletivo desde a década de 70. “Hoje temos um transporte de qualidade e com tarifa social, onde as pessoas podem se deslocar entre todas as estações com o mesmo bilhete”, falou. Os consórcios urbanos foram outra alternativa encontrada pelo municípios para garantir o tratamento de resíduos sólidos e a qualidade da água que abastece a cidade. “Como a cidade não tem nascente de rios, trabalhamos em parceria com outros municípios através de um consórcio de recursos hídricos, para que o tratamento da água seja mais viável”, afirmou. Com relação aos resíduo sólidos, a cidade possui coleta seletiva desde 1989 e disponibiliza galpões para cooperativas de catadores a fim de que os trabalhadores não desloquem o lixo para seus locais de moradia e tenham um ambiente de trabalho mais adequado.
No debate que se seguiu à explanação de Leni Toniolo, os participantes destacaram a necessidade de se aprofundar o debate com os pré-candidatos a vereador e a prefeito, além de se fortalecer a participação da sociedade civil no planejamento das cidades, do acompanhamento pela população dos gastos públicos e da criação de alternativas ao transporte rodoviário.
Ao final do evento, o MPS entregou placa em homenagem ao filiado Ivo Fortes, fundador do Movimento Popular no Rio Grande do Sul e no Brasil.
Também prestigiaram a oficina o vice-governador do Rio Grande do Sul, Beto Grill, a secretária nacional do MPS, Maria de Jesus Natividade, a secretária nacional de Mulheres do PSB, Dora Pires, a deputada estadual Cristina Almeida (PSB-AP), a deputada estadual Laura Gomes (PSB-PE), o deputado estadual Miki Breier (PSB-RS), o deputado federal José Stédile (PSB-RS), o vereador socialista de Porto Alegre, Airto Ferronato, o secretário interino do MPS do RS, Nestor Maltha, a secretária de Mulheres do RS, vereadora Anabel Lorenzi, representantes dos diversos segmentos organizados do PSB e militantes.
Confira a programação sugerida pelo PSB para os próximos dias:
24/01 terça-feira
9h Abertura do Fórum Mundial de Educação. Local: UFRGS (Reitoria)
15h Marcha de Abertura. Concentração:Largo Glênio Peres (em frente ao Mercado Público)
18h Show de Abertura (Anfiteatro Pôr-do-Sol)
25/01 – quarta-feira
9h Oficina MPS – A Sustentabilidade Urbana
Convidados: Deputado Beto Albuquerque, Senador João Capiberibe e Prefeito Luciano Ducci
Local: Plenarinho da Câmara Municipal de Vereadores
17h Oficina JSB – Políticas de Segurança no Trânsito: Trânsito e Juventude
Convidado: Beto Grill
Local: Barraca da JSB no Acampamento da Juventude (AIJ) – Parque da Harmonia
20h30min Churrasco de confraternização
Homenagem do MPS ao Sr. Ivo Fortes
Local: Acampamento da Juventude
Contato: Denoir Silva (8111-0825)
Valor: R$ 10,00 (sem bebidas)
26/01 – quinta-feira
9h às 17h Laboratório de tecnologias assistivas- mostra de ônibus, lotação e taxi com acessibilidade
Local: Praça da Matriz – Em frente ao Teatro São Pedro / Tribunal de Justiça
13h30min Oficina PCD´s (inscrita pela ONG Urbis) – Circulação, transporte e mobilidade urbana – Acesso para pessoas com deficiência. Antes da lei o entendimento.
Convidados: FADERS, Sintáxi, EPTC, Secretaria Municipal da Acessibilidade, Conselhos Municipal e Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Temática Circulação e Transportes do Orçamento Participativo (OP/Porto Alegre).
Local: 10º andar do Tribunal de Justiça
27/01 – sexta-feira
9h Oficina Mulheres Socialistas – A crise internacional e as mulheres
Convidadas: Kátia Born Ribeiro, Deputada Luiza Erundina e Deputada Janete Capiberibe
Local: Faculdade de Educação da UFRGS
9h Oficina – Movimento Contra a exploração sexual de crianças e adolescentes
Local: Casa de Cultura Mário Quintana
Convidados: Maria Aparecida Vieira Souto (Assistente social especialista em educação sexual) e Cláudia Machado (CMDCA / Porto Alegre)
Oficina organizada pelo mandato do Dep. Miki Breier
13h Oficina FJM – A mídia e a conjuntura nacional/internacional
Convidados: Roberto Amaral, Deputada Luiza Erundina, Senador João Capiberibe e Kátia Born Ribeiro
Local: Faculdade de Arquitetura da UFRGS
Outras atividades sugeridas:
25/01 – 9h – Agricultura familiar: segurança e soberania alimentar, sustentabilidade no marco da Rio+20 – Assembleia Legislativa – Oficina inscrita pela Contag/Fetag
25/01 – 13h – Juventude e Crise do Capitalismo Mundial – Acampamento da Juventude – Oficina inscrita pela CTB
25/01 – Manhã e tarde – Atividade do Movimento Negro – Mesa redonda para avaliação da luta quilombola frente às demandas históricas com as políticas públicas oferecidas, com a participação de Luiza Bairros, Ministra da SEPPRIR (à tarde) – Largo Zumbi dos Palmares
27/01 – 9h – Construção via urbana como bandeira dos movimentos populares, preparatório da Rio + 20 e relançamento da campanha despejo zero – UFRGS – Faculdade de Educação – Oficina inscrita pela CONAM
27/01 – 17h – Posse da União Estadual dos Estudantes – UEE Livre (Gestão 2012-2013) e lançamento da campanha “Uergs é Tri!” – Acampamento da Juventude
28/01 – 13h – Redes Sociais Web – Casa de Cultura Mário Quintana – Oficina inscrita pela Rádio Fórum
28/01 – 14h – A Copa ,os megaprojetos e os direitos dos explorados e oprimidos: a situação indígena, negra, quilombola e popular no Brasil e Porto Alegre – Quilombo da Família Silva (Rua João Caetano 1170, Bairro Três Figueiras, próximo ao Colégio Anchieta – Porto Alegre)