Os deputados socialistas Camilo Capiberibe (AP) e Bira do Pindaré (MA) integram a comitiva de parlamentares brasileiros que irão ao Sínodo da Amazônia, em Roma, para entregar o relatório “Direitos Humanos na Amazônia Legal”.
Elaborado por deputados de diversos partidos, o documento será entregue à Rede Eclesial Pan-Amazônica, juntamente com os relatórios das diligências da comissão na região, no Amapá, Amazonas, Maranhão e Mato Grosso.
O relatório reúne informações detalhadas sobre dados socioeconômicas; desmatamento; queimadas; desmonte institucional; defensores de direitos humanos e meio ambiente; quilombolas e a luta pela terra; cobiça pela terra e por recursos naturais; conflitos agrários e trabalho escravo.
Bispos de nove países que fazem parte da floresta (Brasil, Peru, Colômbia, Bolívia, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa e Suriname) levam ao papa Francisco as demandas dos povos tradicionais da região. O Brasil tem a maior delegação, com 118 integrantes, sendo 56 bispos da região amazônica.
O Sínodo foi convocado em outubro de 2017 pelo Papa. Desde 2018, foi realizada uma série de atividades para debater as demandas dos povos amazônicos como indígenas, ribeirinhos, quilombolas, mulheres e jovens. Desde então ocorreram 57 assembleias, 21 fóruns nacionais, 17 fóruns temáticos e 179 rodas de conversa. No Brasil foram 182 atividades.
Com informações da assessoria de imprensa do deputado Camilo Capiberibe