A morte do deputado federal Luiz Flávio Gomes (PSB-SP), na madrugada desta quarta-feira (1), provocou manifestações de pesar de colegas de partido e parlamentares nas redes sociais e na abertura da sessão plenária, on line, da Câmara dos Deputados.
O ex-governador de São Paulo, Márcio França, afirmou que a política e a academia perdem “um amigo valente, obstinado e inteligente”. “Luiz Flávio Gomes estreou tarde na política, mas sempre com sucesso. Foi tudo que desejou ser na vida. Deixou muitos alunos. LFG! Todos tristes por aqui! Para o céu, um grande reforço”, afirmou.
“Acordei hoje com a triste notícia da partida do querido amigo e também deputado federal pelo PSB Luiz Flávio Gomes. Um bravo guerreiro, leal, alegre, leve, comprometido com nosso país e com nosso povo, que muito nos orgulhou e de quem sentirei enormes saudades”, lamentou o líder do PSB na Câmara, deputado Alessandro Molon.
Ex-líder da bancada socialista na Câmara, o deputado Tadeu Alencar (PE) elogiou a “simpatia natural, a erudição e o espírito público” de Luiz Flávio. “Hoje cedo recebi uma notícia impactante: a do passamento do amigo, parlamentar socialista e Professor Luiz Flávio Gomes, o querido LFG. Ficam as suas ideias e a energia contagiante da esperança que cultivou em seu jardim, com a sua lavra infatigável. Um homem generoso e especial”, disse.
“Mesmo exercendo o mandato de deputado por um curto período, Luis Flávio Gomes deixou um importante legado no Legislativo e sua contribuição para o país. Atuante, metódico e preparado. Uma mente privilegiada. Voz ativa no combate à corrupção. Dono de um humor incrível, era meu companheiro de Plenário”, elogiou o deputado federal Rodrigo Agostinho (PSB-SP), para quem a relação com LFG era de “respeito e amizade”.
O deputado João Campos (PSB-PE) disse que o jurista abrilhantou as sessões da Câmara com o seu saber jurídico, usado sempre da melhor forma, que é a de ajudar os que mais precisam. “Além de um companheiro de partido, perco um amigo que passei a admirar muito. Com pouco tempo de mandato, ele conquistou o respeito e a admiração da nossa bancada na Câmara dos Deputados. Era uma referência para nós”, disse.
“Nos entristece profundamente a perda do colega socialista, jurista, humanista, Luiz Flávio Gomes, que nos desafiava a avançar sempre com seu conhecimento e determinação. Condolências aos familiares e amigos. Solidariedade a eles e aos colegas socialistas. Sentiremos muito sua falta, mais ainda nesse momento de construção de novos caminhos”, afirmou o deputado federal Camilo Capiberibe (PSB-AP).
O deputado federal JHC (PSB-AL) disse que o país perde um dos maiores juristas de sua história, cujo legado será “eterno” para a ciência do Direito e para os “amantes” da lei e da democracia.
Para o deputado Gervásio Maia (PSB-PB), LFG foi um “grande jurista e um grande homem”. “Fica o legado, a história, o pioneirismo. Nos fará muita falta nesses tempos estranhos. Descanse em paz, meu amigo”, afirmou.