O líder do PSB na Câmara, deputado federal Tadeu Alencar (PE), apresentou requerimento para criação da Frente Parlamentar em Defesa do Cinema e do Audiovisual. O colegiado será lançado nesta quarta-feira (16), às 13h30, em sessão solene que homenageará a atriz Fernanda Montenegro
Os socialistas Lídice da Mata (BA), Alessandro Molon (RJ), João Campos (PE) e Gervásio Maia (PB) também participaram da entrega do documento.
A Frente é composta por parlamentares de quase todos os partidos políticos com representação na Câmara e terá o seu lançamento solene, em breve, em ato político de peso, com a participação dos seus integrantes e do setor do audiovisual e da sociedade civil.
De acordo com Tadeu Alencar, o segmento cultural no país passa por um momento desafiador, com casos de produções cinematográficas e livros censurados. “É na cultura que se forma o sentido libertário das pessoas e onde tem a resistência contra regimes que querem desmontar políticas públicas inclusivas, que geram emprego, renda e um sentido da arte como instrumento de grande transformação social”, afirma.
Para o deputado, a iniciativa representará “uma trincheira de resistência e de luta” para fortalecer a cadeia da economia criativa brasileira. Em alusão ao filme brasileiro “Bacurau”, premiado pelo júri no Festival de Cannes deste ano, Tadeu Alencar batizou o grupo de “Frente Bacurau”.
“A cultura é um vetor de desenvolvimento para um Brasil que é múltiplo, plural, diverso e extraordinariamente rico do ponto de vista cultural”, acrescenta.
Com informações da Liderança do PSB na Câmara