
Foto: Dinho Souto/Liderança do PSB na Câmara
Os deputados socialistas Bira do Pindaré (MA), Dênis Bezerra (CE), Gervásio Maia (PB), Gonzaga Patriota, JHC (AL), João Campos (PE), Marcelo Nilo (BA) e Rafael Motta (RN) protocolaram, nesta terça-feira (1), requerimento de informações em que pedem esclarecimentos ao ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, sobre as manchas de óleo encontradas em praias do litoral nordestino, na última semana.
No documento, os deputados questionam a origem do material encontrado no litoral e os danos que ele pode causar; as medidas tomadas pelos órgãos responsáveis para conter o avanço das manchas e para promover a limpeza e a recuperação das áreas atingidas; e o período em que são realizadas diligências in loco.
Manchas de óleo foram identificadas em pelo menos 105 localidades de 46 municípios de oito estados: Pernambuco, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Sergipe. A Bahia foi o único estado da região que não foi afetado.
Uma investigação inicial aponta que o material que está poluindo as praias tem a mesma origem, mas ainda não é possível afirmar de onde ele viria. A Petrobras confirmou que se trata de petróleo cru, que não é produzido no Brasil.
Os socialistas também apresentaram requerimento pedindo a realização de audiência pública para tratar do assunto na Comissão de Meio Ambiente.
Com informações da Liderança do PSB e do portal G1