Os deputados federais do PSB Danilo Cabral (PE) e José Stédile (RS) foram eleitos, nesta terça-feira (3), para a presidência das comissões permanentes de Educação e de Defesa do Consumidor, respectivamente. O socialista Odorico Monteiro assumiu a 1ª vice-presidência da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara. Já na quarta-feira (4), a Comissão de Turismo (CTUR) elegeu o deputado Rafael Motta (PSB-RN) como presidente.
Cabral foi responsável por ações de melhoria da qualidade das escolas públicas do Estado de Pernambuco, como secretário de Educação do governo de Eduardo Campos. Ele destaca que se dedicará a aprofundar o debate sobre a construção de uma educação pública de qualidade no Brasil.
“Seguiremos na defesa do Plano Nacional de Educação (PNE), um documento estratégico para um futuro promissor. Infelizmente faltam metas a serem alcançadas e este será nosso foco”, explica.
Outro tema esperado para os debates da comissão é o financiamento da educação pública. “O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) merece novos rumos, uma vez que estados e municípios carecem muito de recursos. Sabemos que será difícil por conta do ano eleitoral e tudo que envolve esse processo, mas buscaremos uma visão integrada da educação pública em todas as instâncias”, analisa.
Para Monteiro, assumir a vice-presidência de uma das comissões mais importantes da Câmara é de muita responsabilidade. “A Seguridade Social é a joia rara da Constituição Federal. Na comissão passam grandes desafios como o fortalecimento do SUS, que é o maior sistema gratuito e universal de saúde do mundo, a garantia da assistência social e também a previdência social, um dos temas de grande destaque na pauta atual”, ressalta.
Stédile, que sucede o também socialista Rodrigo Martins (PI) e preside pela primeira vez uma comissão permanente na Casa, se comprometeu a dar agilidade a todas as propostas que esperam votação.
“Quero ouvir todos os parlamentares da CDC e, de forma democrática, definir as propostas que têm urgência em entrar na pauta”, disse.
Motta vê a eleição para a presidência como “mais uma missão”, a qual assume “com muita honra e responsabilidade”. “Vamos buscar o debate de boas ideias para desenvolver ainda mais o turismo do nosso Brasil, ressaltando os atrativos do Nordeste e, claro, do Rio Grande do Norte”, disse ele.
O parlamentar destacou a importância da comissão, apontando o turismo uma das soluções para o enfrentamento da crise econômica que ainda assola o país.
Com informações da Liderança do PSB na Câmara