Na última segunda-feira (13) o Deputado Federal José Stédile (PSB-RS) participou da audiência da Frente Parlamentar Gaúcha em Defesa das 30h para a Enfermagem, no Plenarinho da Assembleia Legislativa. A bancada gaúcha foi convidada para ampliar a mobilização em prol da aprovação do projeto de lei 2295, que tramita no Congresso Nacional e prevê a instituição da jornada de 30 Horas para a enfermagem. O pleito é apoiado fortemente pela categoria e pelos sindicatos representativos.
O principal encaminhamento da reunião da Frente Parlamentar foi ocupar todos os espaços possíveis para ampliar a mobilização pela jornada de 30 horas. Dentro da estratégia, além dos seis atos regionais de mobilização, a Frente da Enfermagem quer uma audiência com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para discutir a viabilidade da aprovação do projeto de lei 2295.
O deputado José Stédile salientou que é um defensor dos trabalhadores em Brasília e desde o início do seu mandato abraçou a justa causa da categoria. Além disso, se comprometeu a encaminhar requerimento solicitando a audiência de uma comitiva gaúcha com Padilha. “Cerca de 90% dos parlamentares federais são favoráveis ao regime de 30 horas. Mas o projeto não vai à votação porque existem interesses contrários, que não são colocados publicamente”, afirmou.
Mobilização no Interior
Nesta sexta (17), a Frente Parlamentar da Enfermagem estará em Santa Maria. Às 10h, na Câmara de Vereadores, acontece o primeiro ato regional de mobilização pelas 30 horas. Logo após o debate, sairá uma caminhada pelo centro da cidade. Passo Fundo sediará o segundo encontro no dia 31, também na Câmara Municipal, às 10h.