O presidente da Fundação João Mangabeira (FJM), Renato Casagrande, apresentou durante o evento desta segunda-feira (5), no Rio, a quarta edição da Revista Politika, que tem a sustentabilidade como tema central.
Sete especialistas no Brasil e do mundo discutem a defesa da paz, o direito ao desenvolvimento e a preservação do meio ambiente. A Revista Politika é organizada pela Fundação João Mangabeira em colaboração com a Humboldt-Viadrina, entidade de governança alemã sediada em Berlim.
” O tema (sustentabilidade) tem uma vertente ambiental, mas que também tem uma vertente social, econômica e tecnológica. Nós tratamos da questão ambiental porque tivemos a Conferência das Partes, em Paris, no ano passado, que estabeleceu os compromissos de cada país”, lembrou Casagrande.
Entre os temas abordados na revista está a redução das emissões de carbono; o ecossistema Cerrado; o bioma da Amazônia; a gestão dos recursos hídricos; o financiamento para o mercado de carbono; e o envolvimento da sociedade na proteção dos recursos naturais.
Para Casagrande, é preciso que ações e medidas concretas de cada pessoa sejam tomadas para que haja uma mudança global, e possamos garantir a sustentabilidade para todos. Além disso, segundo ele, os socialistas do PSB precisam discutir o tema da sustentabilidade, principalmente, quando acontecem eleições municipais.
“Um partido como o PSB, que atua no campo progressista, de vanguarda, não pode deixar de discutir esse tema. É um tema da vida que envolve o nosso presente e o nosso futuro. Então, cada um de vocês, dirigentes do partido que estão disputando ou não eleições, precisa ter esse tema como prioritário”, recomendou.
Resgate da política
O presidente estadual do PSB no Rio de Janeiro, deputado Hugo Leal, destacou a importância do evento para o fortalecimento do partido no estado. “Estamos enfrentando um momento muito difícil onde há uma tendência a criminalizar a política. Nosso papel é resgatar a política em sua essência, da promoção do bem comum. É uma oportunidade para todos porque o PSB é um oásis na política brasileira porque tem uma longa trajetória de lutas e compromisso com a democracia”, afirmou o presidente do PSB-RJ, lembrando que, no estado, o partido lançou candidatos a prefeito em 22 municípios e a vice-prefeito em outras 14 cidades, incluindo a capital.
Já sobre o centenário de Miguel Arraes, Leal lembrou a trajetória política do líder socialista. “O PSB teve a liderança incontestável de Miguel Arraes com sua trajetória política única que deu ao partido uma nova dimensão. Preso em 1964, Arraes ficou 15 anos exilado e nunca foi esquecido pelos brasileiros. Ao nos deixar em 2005, Arraes deixou como legado sua história em defesa da democracia e dos direitos dos mais pobres”, disse.
Para Leal, esse legado deve servir de inspiração para todos do PSB nessa nova fase política brasileira, pois “é isso o que a população brasileira cobra nesses momentos: a capacidade de fazer uma administração eficaz, com ética e transparência, que resulte na melhoria da qualidade de vida do povo”, finalizou.
Acesse aqui a galeria de fotos do evento.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional