A professora Lúcia França foi anunciada nesta segunda-feira (5) como candidata a vice-prefeita de São Paulo na chapa da deputada federal Tabata Amaral. Esta é a primeira vez que uma chapa nas eleições paulistanas é composta exclusivamente por mulheres.
Militante da participação de mulheres na política, Lúcia França é casada com o ministro do Empreendedorismo do Governo Lula, Márcio França. A ex-primeira-dama do Estado de São Paulo já foi candidata a vice-governadora na chapa do atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), em 2022, quando o petista concorreu ao cargo de governador paulista.
Lúcia França disse que o ineditismo de uma candidatura de duas mulheres na capital paulista será um diferencial na campanha, e enfatizou as vantagens da unidade partidária para implementar as mudanças necessárias e alcançar resultados concretos para a população paulistana.
“É o momento de a gente poder consertar o que os homens têm feito com a cidade de São Paulo. Vejo vantagens em sermos do mesmo partido: a gente fala a mesma linguagem, pensa igual, então é mais fácil”, afirmou ela, citando a educação como a principal pauta que une ambas.
“Estavam curiosos para saber quem seria minha vice? Ela é mulher, defensora da educação, tem uma história de vida linda e uma trajetória de honestidade e de compromisso com quem mais precisa”, escreveu Tabata Amaral nas redes sociais.
Na convenção do partido, no final de julho, Lúcia fez um discurso em defesa de uma cidade mais justa e de incentivo ao empreendedorismo, tema que ela afirma querer levar à campanha.
Vinda de uma família de classe baixa, assim como Tabata, Lúcia nasceu em São Paulo, mas ainda jovem se mudou para a Baixada Santista, onde tornou-se professora e depois empresária.
Filiada ao PSB desde 1988, passou a maior parte de sua vida em São Vicente. É mãe de dois filhos, um deles o deputado estadual Caio França (PSB), e avó. Seu marido, Márcio França, foi prefeito da cidade do litoral sul de São Paulo por dois mandatos consecutivos, de 1997 a 2004.
Professora desde muito jovem é, ainda, fundadora da primeira escola particular de Praia Grande, onde até hoje atua como diretora geral do colégio, de acordo com o site da instituição.
A campanha de Tabata propõe oferecer à população paulistana, oportunidades iguais, uma prioridade também destacada por Lúcia caso a chapa seja eleita. Entre os compromissos, estão a alfabetização de 100% das crianças na idade adequada e a garantia de que todos os alunos do ensino fundamental adquiram conhecimentos de lógica.
Lúcia França é sensibilizada com as causas sociais, especialmente com questões de refugiados e imigrantes, e socioambientais. É defensora da implantação de políticas públicas para as mulheres e reforça a importância da participação feminina em eleições, tanto no papel de candidatas, como no de eleitoras.