O Secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar e o Prefeito do Recife, João Campos estiveram reunidos, nesta semana, para tratarem de pautas convergentes entre a pasta da Justiça e o Executivo municipal. No encontro, os socialistas discutiram a possibilidade de transformar em política pública federal os Centros Comunitários da Paz, mais popularmente conhecidos como Compaz.
As unidades fazem parte de um projeto de sucesso implementado por gestões do PSB no Recife. Ele foi inspirado em uma política pública de urbanização social na cidade de Medellín, na Colômbia. A instalação dos centros teve início em 2013 na gestão do então prefeito Geraldo Júlio. Hoje Recife conta com quatro deles, e o prefeito João Campos anunciou a construção de mais quatro unidades, algumas delas já em fase de obras e execução.
Conhecidas como “fábricas de cidadania”, o Compaz é um projeto de inclusão social e de valorização das comunidades que mostrou eficiência em colaborar com a redução e a prevenção da violência. Ele está espalhado em diferentes regiões do Recife e pode ganhar outras unidades pelo Brasil.
“Tivemos uma reunião sobre as convergências da Senasp e da Prefeitura do Recife, que são muitas. Saí do encontro confiante do acerto das políticas públicas adotadas pelo Recife, com o aprofundamento de projetos que fortalecem a Guarda Municipal e a expansão do Programa Compaz, que dialogam com todos os eixos do PRONASCI2, o Programa Nacional de Segurança com Cidadania, relançado pelo Presidente Lula”, afirmou Tadeu Alencar, após a reunião, ocorrida na segunda-feira (24).
Segundo o secretário, ele tem procurado gestores dos Estados, de grandes capitais e também os municípios de menor porte para ouvir propostas que ajudem na construção de políticas públicas. “O nosso trabalho na Senasp é justamente esse, de estar ao lado de estados e municípios os auxiliando na construção de políticas públicas de segurança e também quando formos demandados, como aconteceu com o Rio Grande do Norte, por exemplo. A resposta rápida do Ministério da Justiça e Segurança Pública foi fundamental para a contenção de danos”, afirmou.
Premiado pela ONU
Em 2022, o Compaz recebeu o Prêmio de Serviço Público 2022 das Nações Unidas, que reconhece os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e excelência no serviço público de uma cidade. Este é o maior prêmio, em nível internacional, que uma cidade pode receber com seu atendimento à população.
O reconhecimento das políticas do Compaz ocorreu por causa da correlação entre a localização das unidades Compaz e a redução das taxas de criminalidade nessas áreas. Os beneficiários diretos e indiretos das quatro unidades do Compaz em operação hoje são residentes em um raio de 3 km de cada equipamento, e correspondem a 30,3% da população do Recife. Duas unidades foram avaliadas. No Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, a média móvel mensal de crimes violentos e letais dolosos revelou uma queda de -5,8% dois anos após o lançamento do equipamento. No Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, a queda foi ainda mais expressiva: -13,8%.