
Geraldo Júlio: os dados das pessoas estão seguros. Iniciativa é direcionada para orientação de ações de enfrentamento ao coronavírus. Crédito: Prefeitura do Recife.
Enquanto o presidente Jair Bolsonaro encoraja as pessoas a irem à rua, ignorando o protocolo padrão no mundo de combate ao coronavírus, a prefeitura de Recife está utilizando sistemas de localização de celulares dos moradores do município para coordenar ações de incentivo ao isolamento social, a medida considerada fundamental para controlar a pandemia do novo coronavírus.
Na terça-feira (24), o prefeito Geraldo Júlio (PSB) informou que, ao menos, 700 mil aparelhos serão monitorados. A prefeitura assegurou que não há invasão de privacidade e que os dados coletados não expõem a identidade das pessoas.
Trata-se de um projeto de monitoramento utilizando uma ferramenta de tecnologia de geolocalização, em parceria com a empresa recifense In Loco.
A plataforma vai monitorar bairro a bairro e detectar as pessoas que estão ficando em casa ou não. Assim a gestão municipal vai poder atuar de forma direcionada com ações educativas a medidas de fiscalização, quando couber.
“É importante salientar que os dados das pessoas estão seguros. Isso é uma ação direcionada ao coletivo, nada individual, para orientarmos as ações para onde as pessoas continuam se movimentando mais”, explica Geraldo Julio.
“Sabemos que o índice não é 100% fiel, porque mantemos os serviços essenciais funcionando e também temos crianças e pessoas que não têm celular, mas, assim, conseguimos dar alcance específico para cada bairro”, completa.
Com os dados coletados, será possível orientar melhor os carros de som, por exemplo. A Prefeitura tem hoje, em uma parceria com os vereadores, 20 carros de som que estão circulando a cidade, levando informação à população.
“Sabendo os bairros que estão descumprindo as medidas, nós vamos poder direcionar esses carros para essas regiões. Esperamos que com esse aplicativo a gente possa monitorar ainda mais a cidade e garantir que as pessoas fiquem em casa, o que é fundamental neste momento”, afirma Geraldo Júlio.
Índice de isolamento – Para acompanhar os casos e conter a propagação do vírus, a solução tecnológica será a partir da geolocalização de smartphones, que vai acompanhar de forma coletiva o isolamento social e gerar um índice de isolamento por bairro.
O índice vai responder quais bairros estão respeitando a quarentena e quais ainda mantém um fluxo intenso de passantes.
Assim, a Prefeitura poderá planejar e direcionar suas ações e concentrar os esforço de forma onde necessário, desde medidas educativas, através de notificação pela internet e fiscalização, quando for necessário.
A tecnologia, segundo o Geraldo Júlio, começou a ser utilizada desde o último fim de semana.
No domingo (22), o bairro do Paissandu, na Zona Oeste, por exemplo, foi o que obteve o maior número de pessoas com smartphones isolados, com 67,42% dos moradores dentro de suas casas.
Há, ao todo, 145 ações no plano de contingência montado pela Prefeitura para o controle da pandemia. Uma delas é o uso de 20 carros de som, que circulam pela cidade, emitindo mensagens sobre o novo coronavírus e a importância do isolamento domiciliar.
“Com o Índice de Isolamento, vamos poder direcionar esses carros para os bairros que estão cumprindo menos as medidas. Também podemos enviar notificações, em algum aplicativo que o usuário tenha instalado no celular. Todas as pessoas do bairro para onde direcionarmos receberão o aviso”, ressalta o prefeito.
Com informações da Prefeitura do Recife e do Portal G1