Com o tema ‘Meio Ambiente: fronteiras e profundidades do Brasil Sustentável’, a terceira edição do ‘Pense Brasil’ ocorre neste sábado (19), no Teatro Leonor Barreto Franco do Sesi, em Macapá (AP). O evento terá transmissão ao vivo pelas redes sociais da Fundação João Mangabeira (FJM).
Entre os palestrantes convidados estarão lideranças sociais, dirigentes políticos e especialistas renomados, como o Prêmio Nobel da Paz de 2007, Philip Fernaside, cientista em exercício pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
Participam dos debates o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira; o ex-governador e ex-senador do Amapá, João Capiberibe; os deputados federais Alessandro Molon (PSB-RJ), Joênia Wapishana (REDE-RR) e Camilo Capiberibe (PSB-AP).
Promovido pela Fundação João Mangabeira (FJM), o Pense Brasil é um ciclo de conferências e palestras sobre temas de importância estratégica para o país.
Também estão entre os debatedores Fabio Maia, diretor de organização da FJM; a ex-deputada Janete Capiberibe (PSB-AP); Carlos Eduardo Frickman Yang, coordenador do Grupo de Economia do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da UFRJ; Antonio Filocreão, ex-secretário do Meio Ambiente do Amapá, e a antropóloga e pesquisadora Mary Alegretti.
No evento, haverá cinco mesas temáticas de discussão sobre: política nacional para desenvolver e preservar a Amazônia; florestania e desmatamento; alterações climáticas provocadas pela devastação; o papel do Congresso Nacional na agenda ambiental; e as consequências da atual política ambiental do governo brasileiro para a economia do país.
O debate sobre meio ambiente está no centro das discussões sobre as políticas interna e externa no país hoje, observa o ex-governador da Paraíba e presidente da FJM, Ricardo Coutinho.
“Precisamos jogar luzes sobre as consequências das medidas que o governo atual está tomando com relação ao desmatamento da Amazônia e ao meio ambiente, e no que isso vai impactar as gerações futuras e as atividades comerciais do Brasil”, afirma.
“É indiscutível que o mundo precise de um novo modelo de produção e de uma cultura de consumo baseada na sustentabilidade, e o Brasil, detentor de uma extraordinária biodiversidade, não poderá estar fora desse impactante processo”, completa.
A partir dos debates nas edições do evento, a FJM organizará um conjunto de diretrizes e propostas para o avanço das pautas progressistas e das políticas públicas.
O primeiro Pense Brasil ocorreu em São Paulo e teve como tema principal a Educação. A segunda edição, em Brasília, foi sobre Estado de Direito e Democracia.
Serviço
Pense Brasil
Meio Ambiente: fronteiras e profundidades do Brasil Sustentável
19 de outubro
9hs às 18h30
Teatro Leonor Barreto Franco – Sesi
Av. Desidério Antonio Coelho, Entre Leopoldo Machado e Jovino Dinoá, bairro do Trem, Macapá, Amapá.