O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou nesta terça-feira (16) a validade da candidatura de João Capiberibe ao governo do Amapá nas eleições de 2018.
Por ampla maioria de votos (6 a 1), o plenário acolheu pedido da coligação Povo pra Avançar e autorizou a substituição do candidato a vice que compunha a chapa, Professor Marcos Roberto (PT), por Andreia Tolentino Silva (PSB).
A candidatura de Marcos Roberto havia sido suspensa pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amapá e pelo TSE devido a não prestação de contas de seu partido relativas a 2015.
Com a decisão, Capi segue na disputa ao governo do Estado no segundo turno. Na primeira etapa, o socialista teve 119.500 dos votos válidos (30,10%), atrás de Waldez Góes (PDT), que obteve 33,55% dos votos.
Os votos de Capi foram computados por decisão liminar do ministro Og Fernandes no dia 7 de outubro. Relator da ação ingressada pelo PSB, o magistrado votou nesta terça-feira pela legalidade da substituição de candidatos na vaga de vice.
Outros cinco ministros acompanharam o relator: Luís Roberto Barroso, Admar Gonzaga, Tarcísio Vieira, Edson Fachin e Jorge Mussi.
“Em relação ao candidato do PSB, não pairava nenhuma sorte de impedimento ou impugnação. Foi um candidato chancelado em segundo lugar pela soberania popular (no primeiro turno)”, destacou o ministro Luís Roberto Barroso.
“Embora fosse mais comum simplesmente negar a participação da chapa, seria profundamente injusto com o candidato, que não trazia mácula em si, e com a soberania popular”, completou Barroso.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações de portais de notícias