
Foto: Daniel Tavares/PCR
No Recife, o ‘carro da vacina’ vai circular pelos próximos dez dias por diversos bairros com vacinação itinerante contra a covid-19 e sem agendamento. O veículo leva os profissionais de saúde responsáveis pela imunização, além de um locutor que faz a performance da ‘convocação’ in loco por megafone. Além disso, um arte-educador passa a mensagem sobre a campanha de uma forma irreverente.
Mais de 114 locais já foram visitados pelos profissionais da Secretaria de Saúde do Recife, que aplicam a vacina sem a necessidade de marcação. O público-alvo é composto por moradores que ainda não receberam a primeira dose da vacina e aqueles que estão no prazo para tomar a segunda dose, em atraso ou que já podem receber a dose de reforço.
A ação remonta o conhecido “carro do ovo”, tradição nas ruas do Recife. Em um dos anúncios feitos por megafone a população era convocada a se vacinar com os seguintes dizeres: “Atenção, vizinhança! O carro da vacina chegou! Estamos passando aqui na sua rua trazendo vacinas de primeira qualidade. Vacinas contra a covid-19 diretamente do freezer da Prefeitura do Recife pra você. Você que não tomou a primeira dose ou está com a segunda dose atrasada, traga o seu documento e aproveite essa facilidade”.
Desde o começo de novembro, os profissionais de saúde da Prefeitura também estão percorrendo diversas escolas das redes estadual e municipal de ensino para aplicar, sem a necessidade de agendamento, a vacina anticovid nos adolescentes de 12 a 17 anos que ainda não receberam o imunizante da Pfizer ou já estão no prazo para tomar a segunda dose. A ação vai acontecer durante todo o mês e a previsão é vacinar todos os estudantes deste grupo. Já foram visitadas 104 escolas e aplicadas 5.138.
Desde o início da operação do Plano Recife Vacina, em 19 de janeiro, a capital pernambucana não parou de vacinar a população um só dia. Até o momento, foram aplicadas 2.631.226 doses dos imunizantes. Desse total, 1.398.194 foram de primeira dose ou dose única, 1.140.546 foram de segunda dose ou dose única e 153.011 foram de dose de reforço.
Com informações da Prefeitura do Recife